Tempo

Clima de deserto: DF tem umidade mais baixa do que cidades do Saara

Umidade relativa do ar do DF nesta quarta-feira (30/9) deve chegar a 12%, enquanto em cidades do deserto do Saara enfrentam 14% e 20%

Alan Rios
postado em 30/09/2020 11:01 / atualizado em 30/09/2020 13:10
O estado de alerta exige cuidados como tomar água e evitar exercícios nos horários de maior calor -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)
O estado de alerta exige cuidados como tomar água e evitar exercícios nos horários de maior calor - (crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)

O brasiliense costuma brincar que a época de seca transforma o Distrito Federal em um deserto. Nesses meses de umidade baixa, se espalham nas redes sociais aquelas montagens que colocam o Congresso Nacional no meio de um campo de areia, com camelos e cactos ao redor. Mas o que pouca gente sabe é que até mesmo moradores de cidades do deserto do Saara teriam motivo para reclamar da seca do DF.

Nesta quarta-feira (30/9), por exemplo, a umidade relativa do ar na capital deve chegar aos 12%. Dias atrás, no domingo (27/9), ela chegou aos 10% e colocou a região em alerta vermelho. Os números são tão baixos que conseguem deixar o clima mais seco do que em locais no deserto, como Bir Lehlou, cidade no nordeste do Saara Ocidental, que registra hoje umidade em 14%.

Guelta Zemmur, pequena cidade marroquina do Saara Ocidental, fica com umidade em 20%, enquanto no Cairo, no Egito, a meteorologia marca 23%. A competição com o DF fica mais acirrada na Líbia. O distrito de Sabha, no sudoeste do deserto do Saara, empata com nossa capital, também com 12%. É importante lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que níveis inferiores a 30% já são considerados de alerta.

A comparação não quer dizer que o calor no Distrito Federal é maior, pois essas regiões convivem com temperaturas máximas que ultrapassam os 37ºC e as características das regiões são completamente distintas. Mas, quando o assunto é seca, habitantes de regiões do Saara podem brincar que a umidade lá está tão baixa que parece que eles estão em Brasília, e não vai ser exagero.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Seca em Brasilia.
    Seca em Brasilia. Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  • Seca em Brasilia.
    Seca em Brasilia. Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  • Seca deve durar, pelo menos, mais cinco dias
    Seca deve durar, pelo menos, mais cinco dias Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  • DF. Seca no DF
    DF. Seca no DF Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press
  • Brasília em período de seca.
    Brasília em período de seca. Foto: Carlos Silva/Esp. CB/D.A Press
  • Seca deve se agravar e e os dias ficam mais quentes, em Brasília, na próxima semana.
    Seca deve se agravar e e os dias ficam mais quentes, em Brasília, na próxima semana. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Quadro deve piorar em setembro, quando o frio for embora e apenas a seca tomar conta.
    Quadro deve piorar em setembro, quando o frio for embora e apenas a seca tomar conta. Foto: Edilson Rodrigues/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação