Jornal Correio Braziliense

Cidadania

GDF entra com recursos para não devolver pertences de moradores de rua

No último sábado (19/9), agentes de segurança pública recolheram os pertences de pessoas em situação de rua do Setor Comercial Sul (SCS). A operação foi encabeçada pelo DF Legal.

Após recurso negados pela Justiça do Distrito Federal, o Governo do DF recorreu novamente para não devolver os pertencentes apreendidos das pessoas em situação de rua do Setor Comercial Sul (SCS). O Instituto NoSetor, entidade que acompanha a população vulnerável, também entrou com recurso solicitando a devolução dos objetos no prazo de 24 horas.

No último sábado (19/9), agentes de segurança pública recolheram os pertences de pessoas em situação de rua do Setor Comercial Sul (SCS), sem aviso prévio. O Instituto NoSetor entrou com um recurso contra o Governo Distrito Federal (GDF) e a Justiça do DF determinou que o GDF devolvesse os bens recolhidos no prazo de 24 horas sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil. No entanto, o Governo recorreu à decisão.

Caso a corte não faça nenhuma determinação até esta sexta-feira (24/9), às 10h, quando acaba o prazo para que o GDF devolva os pertences, a multa diária de R$5 mil começar a valer.


Fim do abrigo provisório


Moradores em situação de rua organizaram uma manifestação, nesta terça-feira (22/9), em frente ao Autódromo Internacional de Brasília. O grupo pediu explicações ao Governo do Distrito Federal em relação ao fechamento do abrigo instalado no local. O alojamento deixará de funcionar na próxima segunda-feira (28/9) e cerca de 200 pessoas devem voltar às ruas da capital.

A estrutura, montada em abril como uma medida de combate à covid-19, oferece dormitórios, banheiros, área para a lavagem de roupas e alimentação, além de atendimento com exames de rotina, aferimento de pressão e temperatura. A princípio, com o fim do alojamento, as pessoas atendidas poderiam ser encaminhadas para outros abrigos do GDF. Porém, os manifestantes alegam que não há vagas para todos.

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel