Patrimônio

Ibaneis e deputados lamentam derrubada de casarão em Planaltina

Governador afirmou que DF está fazendo levantamento dos patrimônios culturais para evitar abandonos, enquanto deputados lembram de importância da Fundação do Patrimônio Cultural

Alan Rios
postado em 01/10/2020 11:19 / atualizado em 01/10/2020 11:54
 (crédito: Carlos André Sousa Barros/Administração de Planaltina)
(crédito: Carlos André Sousa Barros/Administração de Planaltina)

Após a derrubada do histórico casarão conhecido como Casa da Dona Negrinha, em Planaltina, políticos do Distrito Federal se manifestaram lamentando a perda cultural. O governador Ibaneis Rocha (MDB) lembrou que o fato de o imóvel ser particular deixa a situação mais complexa, mas que há ações de valorização de patrimônios na capital.

A construção faz parte de uma área de tutela do tombamento do Museu Histórico e Artístico de Planaltina, desde 1982. “Nós não podemos fazer nada. Existia uma tratativa com o secretário de Cultura para que nós assumíssemos o imóvel, mas, infelizmente, foi derrubado e agora nós temos que arcar com essas consequências, que é exatamente uma consequência cultural”, afirmou.

Ibaneis também pontuou que o patrimônio de Brasília ficou abandonado durante muitos anos. “Estamos fazendo um levantamento de todo esse patrimônio com a secretaria de Cultura para que nós possamos devolver para a população vários locais que estavam fechados”. A repercussão da derrubada também foi negativa na Câmara Legislativa.

O deputado Cláudio Abrantes (PDT), morador de Planaltina, lembrou que a história da cidade antecede a própria inauguração de Brasília, com um acervo valioso tanto no aspecto da natureza quanto no aspecto histórico, algo que devia ser valorizado. “Infelizmente, no entanto, a preservação deixa a desejar. A derrubada desse casarão, com certeza, nos assustou”, avaliou.

Mesmo sendo um imóvel particular, Abrantes acredita que o DF deve apurar as responsabilidades de diferentes órgãos sobre o caso. “Fiz requerimento a diversos órgãos, como Defesa Civil, Administração Regional de Planaltina e Polícia Militar. É importante que o proprietário também dê explicações. Não vou antecipar culpas, mas as responsabilidades deverão ser cobradas. Essa derrubada não é um fato comum”, afirmou.

Deputados ainda citaram a aprovação, no ano passado, da Fundação do Patrimônio Cultural do DF, que não saiu do papel. Leandro Grass (Rede) criticou a destinação de cargos do novo órgão antes mesmo da criação.

“A lei já está instituída e prevê a criação da fundação, mas existem os trâmites que o texto indica, que passam pela criação do estatuto, aprovação e só então a indicação de cargos, mas o governo passou o carro na frente dos bois. Não podemos deixar que a fundação vire espaço de indicações políticas, porque ela precisa de profissionais capacitados e é importante para reestabelecer a política de patrimônio cultural do DF”, analisou Grass.

O deputado Fábio Felix (Psol) relembrou que chegou a pedir o tombamento de toda a área histórica de Planaltina, mas o governo não respondeu à demanda. “O que aconteceu em Planaltina é um crime contra a memória histórica e cultural do DF. A obrigação de preservar o patrimônio cultural e histórico é do governo e vamos cobrar que não somente os responsáveis por essa derrubada sejam responsabilizados, mas também os gestores que podendo agir, não”, declarou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação