Previsão do tempo

Tempo no DF: Névoa seca, calor e baixa umidade estão previstos para esta sexta

A temperatura máxima pode chegar aos 35ºC e a umidade cai para 15%. Especialista alertam sobre os cuidados com a saúde nesse período

Caroline Cintra
postado em 02/10/2020 08:06 / atualizado em 02/10/2020 08:25
 (crédito: Carlos Silva/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Silva/Esp. CB/D.A Press)

O Distrito Federal amanheceu tomado por uma névoa seca nesta sexta-feira (2/10). O fenômeno ocorre quando a umidade está muito baixa e há gotículas de poluição suspensas no ar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de que o tempo permaneça nessas condições durante todo o dia.

A umidade relativa do ar varia entre 80% e 15%. Nas primeiras horas da manhã, os termômetros registraram 12ºC, em Águas Emendadas, em Planaltina. A máxima pode chegar aos 35ºC no período mais quente. Isso geralmente ocorre entre 16h e 17h.

O meteorologista Mamedes Luiz Melo explica que no período de seca, o tempo costuma se manter sem grandes alterações. “Os dias ficam muito parecidos. Céu com sol e poucas nuvens. A temperatura fica em torno de 35ºC e não deve mudar nos próximos dias”, disse o especialista.

E atenção: no fim de semana o calorão será ainda mais intenso, podendo quebrar o recorde do dia mais quente do ano, registrado na última terça-feira (29/9), com 35,6ºC. Portanto, fique atento aos cuidados com a saúde.

Cuide-se

Beber bastante água;
Manter a pele hidratada;
Usar roupas leves;
Usar protetor solar;
Evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes;
Em caso de incêndio florestal, ligar imediatamente para o telefone do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) - 193

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Seca em Brasilia.
    Seca em Brasilia. Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  • Seca em Brasilia.
    Seca em Brasilia. Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  • Seca deve durar, pelo menos, mais cinco dias
    Seca deve durar, pelo menos, mais cinco dias Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação