astronomia

Brasilienses admiram Lua cheia na noite desta sexta; veja fotos

A beleza do satélite natural atraiu os brasilienses ao Pontão do Lago Sul. No sábado começa a transição para a Lua minguante

Darcianne Diogo
postado em 02/10/2020 20:37 / atualizado em 02/10/2020 20:40
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Olhos brilhantes e atentos: assim as pessoas esperavam pelo nascer da Lua cheia, no Pontão do Lago Sul. A face mais reluzente do nosso único satélite natural agraciou os brasilienses por volta das 18h55 desta sexta-feira (2/10).

A Lua cheia deve durar até sábado (3/10), quando começa a transição para a fase minguante. O funcionário público Jenilson Batista, 66, e a professora Cristiane Dantas, 49, resolveram ir até o Pontão só para admirar a lua. O casal namora há 4 anos e vê na natureza uma forma de estreitar os laços. "É a Lua do amor, da paixão. Sempre quando ela nasce, damos um beijo para selar nossa união", disse o funcionário.

Por outro lado, a paisagem do Pontão também colabora para deixar a Lua mais bonita, segundo a professora. "O lago é muito bonito. Aqui, é um lugar o limpo, não tem prédios e tem o reflexo da água", admira.

O casal Ana Aguiar, 50, e Américo Júnior Aguiar, 50, forrou uma toalha no gramado do Pontão e abriu um vinho branco para prestigiar o céu, principalmente a Lua. "Meu marido falou para virmos. Na verdade, íamos para o Iate Clube acompanhar o nascer lá, mas decidimos vir para cá. Gosto de tudo que remete natureza, seja a Lua, Sol, céu", destacou Ana.

Fases

As fases da Lua referem-se a variação da posição em relação à Terra e ao Sol. O ciclo completo, denominado lunação, para o satélite dar um giro completo na Terra leva pouco mais de 29 dias. Assim, durante o mês, tem-se, a cada sete a oito dias, diferentes fases da Lua.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Jenilson Batista e Cristiane Dantas
    Jenilson Batista e Cristiane Dantas Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  • Ana Aguiar e Américo Júnior Aguiar
    Ana Aguiar e Américo Júnior Aguiar Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  • Ana Aguiar e Américo Júnior Aguiar
    Ana Aguiar e Américo Júnior Aguiar Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
  •  Jenilson Batista e Cristiane Dantas
    Jenilson Batista e Cristiane Dantas Foto: ED ALVES/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação