Calor

Defensoria Pública recomenda distribuição de água para população de rua

Órgão cita onda de calor que atinge o DF e orienta para que sejam instalados bebedouros públicos em locais com reconhecido fluxo dessas pessoas

Washington Luiz
postado em 08/10/2020 16:46 / atualizado em 08/10/2020 16:46
Defensoria argumenta que Centros POP ficam afastados, o que dificulta o acesso da população de rua à água potável -  (crédito: Joel Rodrigues/Agência Brasília)
Defensoria argumenta que Centros POP ficam afastados, o que dificulta o acesso da população de rua à água potável - (crédito: Joel Rodrigues/Agência Brasília)

A Defensoria Pública do Distrito Federal recomendou que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuam água potável para a população em situação de rua. A orientação foi emitida na terça-feira (6/10) diante do aviso de risco de morte (hipertermia) decorrente da "onda de calor" que atinge a capital. 

O órgão destaca que tem “plena ciência” de que existe fornecimento de água potável e de alimentos nos pontos de assistência social destinados às pessoas em situação de rua, mas ressalta que, para se deslocar até esses centros, as pessoas “precisam, invariavelmente, andar distâncias consideráveis à pé, sob forte exposição solar, sem qualquer tipo de proteção”.

Por esse motivo, a Defensoria Pública sugere que o governo organize a distribuição de água potável em lugares “com notória circulação de pessoas deste grupo vulnerável”, como praças, calçadas e ruas, mas com sombra e pontos arejados.

Entre as recomendações, ainda consta a instalação de estruturas provisórias com climatizador evaporativo industrial no Setor Comercial Sul e em Taguatinga Centro.

No documento enviado à Caesb e à Sedes, a Defensoria também recomenda a instalação de bebedouros públicos nos locais das regiões administrativas em que “haja reconhecido fluxo de pessoas em situação de rua e outros transeuntes”.

O Correio entrou em contato com a companhia e com a secretaria, mas ainda não obteve retorno.

Nesta quinta-feira (8/10), o DF atingiu o dia mais quente do ano. Por volta das 14h, os termômetros registraram 36,9°C na região de Águas Emendadas. No mesmo horário, a umidade relativa do ar ficou na faixa de 12%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação