Ação social

Sesc promove ação social no Itapoã com atendimentos médicos e exames

O projeto Vila Sesc Mais Saúde estará na cidade neste sábado e domingo. Serão oferecidos exames, além de testes para a covid-19

Correio Braziliense
postado em 16/10/2020 11:12 / atualizado em 16/10/2020 11:12
Vila Sesc Mais Saúde já passou por várias regiões administrativas do DF -  (crédito: Cristiano Costa/Sesc-DF/Divulgação)
Vila Sesc Mais Saúde já passou por várias regiões administrativas do DF - (crédito: Cristiano Costa/Sesc-DF/Divulgação)

Neste final de semana, o Sesc-DF atenderá os moradores do Itapoã com o projeto Vila Sesc Mais Saúde. Os atendimentos serão no sábado (17/10) e domingo (18/10), das 9h às 15h. Serão oferecidos exames preventivos, consultas médicas e testagem para a covid-19. Ao todo, são esperadas 5 mil pessoas para receberem os atendimentos. A vila será montada no Ginásio Poliesportivo 61, ao lado do restaurante comunitário. 

Os atendimentos serão organizados primeiro com a triagem entre mulheres de 25 a 64 anos, e com filas para a testagem, para o exame preventivo e para as consultas. Todos receberão a entrega do lanche e do kit com máscara e preservativo. Os resultados dos exames ginecológicos de prevenção serão disponibilizados em até uma semana e os resultados dos testes para o novo coronavírus, em até 24 horas.

De acordo com a coordenadora da área de Saúde do Sesc-DF, Carolina Trindade, os profissionais de saúde do Sesc estarão no local para fazer a testagem de covid-19 e mulheres de 25 a 64 anos da comunidade poderão fazer o exame ginecológico conhecido como preventivo. "Também estaremos promovendo o Outubro Rosa e ofereceremos o exame preventivo ginecológico, por isso a importância da prevenção, uma vez que os postos de saúde estão focados no atendimento de pessoas afetadas pelo coronavírus”, explica Carolina Trindade.

Para este final de semana, a estrutura da ação contará com 20 pontos de coleta para testagem de covid-19, três consultórios para exames preventivos de ginecologia e três consultórios médicos. Além disso, psicólogos e assistentes sociais do Sesc-DF prestarão atendimento direcionado aos idosos e familiares.

Segundo o administrador regional do Itapoã, Marcus Cotrim, o local de atendimento da Vila Sesc Mais Saúde é estratégico e a expectativa é atender ao maior número de pessoas possível. “Nós estamos esperando atender o máximo de cidadãos. A ação da Vila do Sesc é muito importante porque nossa comunidade é extremamente carente, a maioria não tem condições de pagar para fazer teste, essa será uma oportunidade” explica o administrador regional do Itapoã.

Estrutura

O Sesc-DF contará com o apoio logístico das Forças Armadas e com o auxílio técnico da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e da Administração Regional do Itapoã. Além disso, a ação envolverá a atuação multidisciplinar de profissionais das coordenações de Assistência, Serviços de Alimentação e Nutrição, Serviços Odontológicos e Serviços Médicos e Educação em Saúde do Sesc-DF e das áreas de Logística e Administrativa da Instituição. O evento conta, ainda, com um laboratório parceiro, responsável pela emissão dos resultados de testes de covid-19.

De acordo com o planejamento do Sesc-DF, a expectativa é receber uma média de 2,5 mil pessoas. Com isso, cerca de 15 mil poderão usufruir dos testes de covid-19 em toda a atuação da Vila Sesc Mais Saúde no mês de outubro. Serão 420 consultas médicas realizadas e 900 mulheres atendidas com o exame preventivo. Nos dias 24 e 25 de outubro, a ação vai atender à comunidade do Riacho Fundo 1, na administração da cidade. Sempre das 9h às 15h.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Vila Sesc Mais Saúde: ação do Sesc-DF atendeu moradores do Sol Nascente, com exames preventivos ginecológicos, clínica médica e testes para covid-19
    Vila Sesc Mais Saúde: ação do Sesc-DF atendeu moradores do Sol Nascente, com exames preventivos ginecológicos, clínica médica e testes para covid-19 Foto: Cristiano Costa/Sesc-DF/Divulgação
  • Vila Sesc Mais Saúde: ação do Sesc-DF atendeu moradores do Sol Nascente, com exames preventivos ginecológicos, clínica médica e testes para covid-19
    Vila Sesc Mais Saúde: ação do Sesc-DF atendeu moradores do Sol Nascente, com exames preventivos ginecológicos, clínica médica e testes para covid-19 Foto: Cristiano Costa/Sesc-DF/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação