Saúde

Suspensas desde junho, cirurgias eletivas podem retornar na segunda

Circular emitida pela Secretaria de Saúde nesta segunda prevê o retorno para 26 de outubro. Até lá, a pasta pretende reabastecer os estoques de insumos e medicamentos

Correio Braziliense
postado em 21/10/2020 13:10 / atualizado em 21/10/2020 13:10
Procedimentos de urgência e emergência permanecem sendo feitos nos hospitais da rede -  (crédito: Breno Esaki)
Procedimentos de urgência e emergência permanecem sendo feitos nos hospitais da rede - (crédito: Breno Esaki)

Suspensas desde junho em função da pandemia, as cirurgias eletivas na rede pública de saúde do Distrito Federal podem ser retomadas a partir da próxima semana. A Secretaria de Saúde emitiu uma circular nesta segunda (19/10) informando a data para 26 de outubro. 

Conforme o documento, o prazo de seis dias estipulado para a retomada desses trabalhos foi necessário para atender o período de reabastecimento dos estoques de insumos e medicamentos usados nos procedimentos. 

As cirurgias oftalmológicas, cardiovasculares, oncológicas, os transplantes e as que foram judicializadas continuam a ser realizadas normalmente. 

De acordo com a circular, a secretaria informou que irá monitorar, constantemente, o cenário do novo coronavírus no Distrito Federal e, dependendo do comportamento da taxa de estabilidade da pandemia, pode prorrogar a suspensão temporária das cirurgias eletivas.

Em 29 de junho, a pasta suspendeu os procedimentos para que os profissionais de saúde, recursos financeiros e insumos fossem empregados para enfrentar a covid-19.

 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação