Previsão do Tempo

Domingo será de temperaturas baixas e chuva o dia todo

Previsão de tempo fechado persiste até o feriado de Finados (2/11)

Jéssica Moura
postado em 01/11/2020 08:32 / atualizado em 01/11/2020 09:22
 (crédito: Minervino Junior)
(crédito: Minervino Junior)

Todo o Distrito Federal amanheceu debaixo de chuva neste domingo (1º/11). Com a chegada de novembro, as pancadas devem ficar mais volumosas e regulares, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda que sem rajadas de vento, as chuvas devem ficar mais intensas no período da tarde e da noite, com chance de trovoadas. Esse condição de céu encoberto acompanhado de chuvas vai persistir nesta segunda-feira (2/11).

"Feriado de Finados é sempre com chuva em Brasília", alerta a meteorologista Andrea Ramos. Ela aponta que os dias vão ficar mais frios. Neste domingo, a mínima na madrugada foi de 18ºC e máxima não vai passar dos 22ºC. Na segunda, os termômetros não passam de 20ºC. Já a umidade se mantém elevada, e vai variar de 100% a 70%. "Novembro tende a manter essas chuvas e até ser mais constante do que outubro, que é um mês de transição", destaca a especialista. Andrea diz que a primavera tem esse mecanismo, de ajustar um período de estiagem para outro de maior volume de chuvas, o verão.

Esse diferença pode ser percebida já nas médias pluviométricas de cada mês: para outubro, o índice histórico é de 159,8 mm. Neste ano, o DF ultrapassou esse valor, e chegou a chover 165,6 mm. Para este mês são esperados 226,9mm. Por conta do volume das águas, o Inmet inseriu a capital federal na zona de alerta para chuvas intensas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  Frente fria traz tempestade, ventania e causa alagamentos no Rio de Janeiro. Acesso à Avenida Armando Lombardi com bolsão d'água prejudica o trânsito de veículos e pedestres na Barra da Tijuca.
    Frente fria traz tempestade, ventania e causa alagamentos no Rio de Janeiro. Acesso à Avenida Armando Lombardi com bolsão d'água prejudica o trânsito de veículos e pedestres na Barra da Tijuca. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
  • Um homem usando uma máscara de proteção facial se protege da chuva sob um guarda-chuva enquanto caminha ao longo de Holborn, no centro de Londres, em 21 de outubro de 2020, enquanto o governo considera novas medidas de bloqueio para combater o aumento de novos casos de coronavírus COVID-19. A Grã-Bretanha sofreu o pior número de mortes na Europa por coronavírus, com quase 44.000 mortes em 28 dias após um resultado de teste positivo. Depois da calmaria do verão, os casos estão crescendo novamente, como em outras partes do continente - assim como as mortes, com 241 registrados apenas na terça-feira.
    Um homem usando uma máscara de proteção facial se protege da chuva sob um guarda-chuva enquanto caminha ao longo de Holborn, no centro de Londres, em 21 de outubro de 2020, enquanto o governo considera novas medidas de bloqueio para combater o aumento de novos casos de coronavírus COVID-19. A Grã-Bretanha sofreu o pior número de mortes na Europa por coronavírus, com quase 44.000 mortes em 28 dias após um resultado de teste positivo. Depois da calmaria do verão, os casos estão crescendo novamente, como em outras partes do continente - assim como as mortes, com 241 registrados apenas na terça-feira. Foto: JUSTIN TALLIS / AFP
  • Chuva
    Chuva Foto: PRF/Divulgação
  • pessoas de máscara e guarda chuva andando na rua
    pessoas de máscara e guarda chuva andando na rua Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • Brasilienses se animam com chuva no DF, após longo período de estiagem
    Brasilienses se animam com chuva no DF, após longo período de estiagem Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Chuva chega ao DF depois de 4 meses de estiagem
    Chuva chega ao DF depois de 4 meses de estiagem Foto: Ana Rayssa/ CB/ D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação