Uma manifestação na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), no sentido Brasília—Taguatinga, causa congestionamento na rodovia, no fim da tarde desta quinta-feira (5/11). Segundo informações preliminares da Polícia Militar, o ato é promovido por moradores do Jóquei contrários à derrubada de casas na área, para reintegração de posse para a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) orienta os motoristas a escolher rotas alternativas. O protesto teve fim às 19h.
Participante da manifestação, um jovem de 28 anos, que pediu para não ser identificado, considera que a reintegração da área à agência deixará famílias desabrigadas. Ele mora no Jóquei desde que nasceu. "Ali, moram pessoas que trabalham na própria área, cuidando dos cavalos. Nem todos têm para onde ir, e nenhuma proposta foi realizada para a nossa saída do local. Eu posso pagar um aluguel, mas e as demais famílias? Vão para as ruas?", questiona.
Atualmente, cerca de 40 famílias vivem na região. Algumas delas estão no local há décadas. A previsão para derrubada da área é na próxima segunda-feira (9/11). Segundo o participante, os moradores chegaram a entrar com pedidos de liminar na Justiça, para evitar a reintegração de posse, mas não tiveram sucesso. "Por isso, decidimos realizar o ato de hoje. Se não tivermos um posicionamento sobre nossa situação, o jeito é continuar com as manifestações", acrescenta.
O grupo de moradores começou a fechar a pista marginal da EPTG por volta das 17h, tomando todas as outras faixas. Cerca de uma hora depois, a Polícia Militar liberou três faixas da via, e os manifestantes concentraram-se em apenas uma das pistas. O protesto teve fim às 19h, com a liberação da última pista ocupada pelos residentes do Jóquei.
Nesta sexta-feira (6/11), a Terracap informou que a área do Jockey Club de Brasília deverá ser objeto de reintegração de posse em favor da agência, proprietária do local, em cumprimento a uma sentença judicial. "Segundo decisão judicial, os bens removidos na oportunidade serão levados para endereço indicado pelos ocupantes, caso contrário serão recolhidos ao depósito público. Os animais de quaisquer espécies encontrados no local, se não tiverem endereço previamente indicado para serem realocados, irão para o Curral Comunitário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento até que os proprietários possam reavê-los", afirmou a estatal em nota.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.