Previsão do Tempo

Mesmo com sol, previsão é de chuva intensa para esta segunda (16/11)

Apesar da temperatura amena no começo da manhã, durante a tarde os têrmometros podem registrar até 31ºC

Jéssica Moura
postado em 16/11/2020 08:14
 (crédito: ED ALVES)
(crédito: ED ALVES)

Depois da chuvarada que atingiu o Distrito Federal na noite desse domingo (15/11), a segunda-feira (16/11) amanheceu sob sol forte em vários pontos do Distrito Federal, e algumas regiões registraram nevoeiro nesta manhã. Contudo, essa condição climática deve ser passageira, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O tempo vai fechar no período da tarde e da noite.

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, a expectativa é de volumes de chuva próximos aos registrados na noite passada, quando em uma hora caíram 14,6mm. "O acumulado foi significativo", afirma. Ela ressalta que já choveu mais da metade do esperado para o mês de novembro, cuja a média é de 226,9 mm. Como deve continuar chovendo bastante nos próximos dias, a especialista explica que "a tendência é de que a chuva se aproxime bem da climatologia esperada para o mês".

Isso porque as temperaturas continuam altas, assim como as taxas de umidade, que estão elevadas. Nesta segunda, a mínima na madrugada foi de 17ºC, mas deve chegar aos 31ºC de máxima. A umidade varia entre 45% e 95%. "Quando está muito quente e úmido, como está agora, favorece a termodinâmica", frisa Andrea. Com isso, a capital federal está sob alerta laranja, que indica a possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação