A condição climática desta terça-feira (17/11) se repetirá no restante da semana: no período da manhã, nada de chuva! Mas o céu fica nublado e o sol aparece bem pouco, contribuindopara a elevação da temperatura ao longo do dia. Esse fator, associado à umidade elevada, contribui para a formação de nuvens e aumenta a chance de precipitação à tarde e à noite.
Segundo o meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve cair na forma de pancadas. "Normalmente ocorre em volume maior, num curto intervalo de tempo", ressalta o especialista. Na segunda-feira (16/11), a região de Águas Emendadas, em Planaltina, foi onde mais choveu: 25,4 mm em apenas uma hora.
Nesta terça, mesmo com a chuva, vai continuar quente a abafado: a temperatura oscila entre 18ºC e 28ºC, e a taxa de umidade varia de 100% a 45%. O tempo hoje fica mais ameno que na semana passada, quando os termômetros marcaram 30ºC.
Heráclio acrescenta que a chuva mais intensa deve vir acompanhada de trovoadas e rajadas de vento. "É uma característica dessa época do ano, mesmo com chuva, tem ligeiro alívio, mas a primavera é tempo de temperaturas altas", frisa o especialista. "Nesses próximos dias deve ser uma condição bem parecida com a de hoje, semana bem chuvosa", alerta.
Até essa segunda, já choveu 54% da média histórica para novembro. "Está bem dentro do esperado, se considerarmos que ainda faltam 13 dias para acabar o mês, estamos ligeiramente acima da metade, em alguns locais pode até ultrapassar", pondera Alves.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.