Previsão do Tempo

Previsão de pancadas de chuva no DF leva Inmet a emitir alerta laranja

O tempo no DF fica nublado e a temperatura máxima não passará dos 26ºC nesta quarta-feira (18/11)

Jéssica Moura
postado em 18/11/2020 08:31
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Nesta quarta-feira (18/11), o calor registrado nas últimas semanas no Distrito Federal vai dar uma trégua para os brasilienses. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 26º C, bem abaixo dos 30ºC registrados na semana passada.

Assim como é esperado na primavera, o sol fica entre nuvens e o tempo abafado. A umidade relativa do ar varia entre 100% e 45%. A combinação desses fatores é ideal para a formação de nuvens de chuva, que estão previstas para o fim da tarde, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A meteorologista Andrea Ramos alerta para a ocorrência de precipitações intensas, em um curto intervalo de tempo. São as chamadas pancadas de chuva, que têm ainda trovoadas e rajadas de vento. "É caraterístico da estação, hoje tende a manter o padrão que estamos observando nos últimos dias", pondera a especialista. Por isso, o Inmet emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para o DF.

Andrea Ramos pontua que "uma convergência de umidade favorece a instabilidade" desde o domingo passado (15/11). E que essa conjuntura termodinâmica deve persistir até o fim desta semana. "Nos últimos três dias foram acumulados volumes expressivos, em torno de 15 mm".

Ela destaca que em novembro é normal haver esse aumento no volume pluviométrico. A média para o mês é de 226,9 mm. Em dezembro, a expectativa é ainda maior: 241,5 mm. "Gradativamente, vamos começar a ter volumes ainda maiores de chuva", frisa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação