MAUS-TRATOS

Três animais morrem e um sobrevive após envenenamento no Lago Sul

Bolinhos de carne envenenados deixados em casas com animais matou duas cachorras shih-tzu. Além delas, uma cadela da raça dobermann morreu, e outra ficou com sequelas neurológicas

Sarah Peres
postado em 19/11/2020 21:14 / atualizado em 19/11/2020 22:00
Cadelinha Lucie, uma shih-tzu, foi uma das vítimas do crime -  (crédito: Reprodução)
Cadelinha Lucie, uma shih-tzu, foi uma das vítimas do crime - (crédito: Reprodução)

Ataques silenciosos a animais de residências localizadas na QL 24 do Lago Sul têm gerado medo, insegurança e revolta entre moradores. Desde outubro, bolinhos de carne envenenados têm sido jogados no terreno de casas com cachorros. A ação matou quatro cães e deixou um com sequelas neurológicas.

Vice-presidente da Comissão de Direito dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Taguatinga, integrante do Fórum Animal e participante do Projeto São Francisco, a advogada Ana Paula Vasconcelos conta que as primeiras vítimas de envenenamento foram as cadelas da raça shih-tzu Channel e Lucie — mãe e filha, respectivamente. As duas morreram na mesma semana, em outubro.

Em 3 de novembro, mais dois cachorros comeram bolinhos de carne envenenados. Os tutores das cadelas, da raça dobermann, levaram ambas ao veterinário. Cissa não resistiu, mas Kira conseguiu sobreviver. Ela segue sob avaliação médica, pois teve sequelas neurológicas que podem gerar deficiência motora e movimentos repetitivos, por exemplo.

  • As dobermann Cissa (preta) e Kira (marrom). Kira sobreviveu e ficará com sequelas neurológicas
    As dobermann Cissa (preta) e Kira (marrom). Kira sobreviveu e ficará com sequelas neurológicas Reprodução
  • A shit-szu Chanel não sobreviveu ao ataque, em outubro
    A shit-szu Chanel não sobreviveu ao ataque, em outubro Reprodução
  • A cachorra Cissa, da raça dobermann, foi a última vítima fatal de envenenamento, em 3 de novembro
    A cachorra Cissa, da raça dobermann, foi a última vítima fatal de envenenamento, em 3 de novembro Reprodução

Nesta quinta-feira (19/10), a advogada Ana Paula denunciou o crime à 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul). "Após mortes suspeitas dos animais, os moradores começaram a encontrar bolinhos de carne na porta de uma das casas. Os alimentos foram recolhidos em datas diferentes e, após registro de ocorrência policial, o material foi encaminhado para perícia", detalha.

"Os animais mortos foram submetidos a necropsia, que confirmou a morte por envenenamento. Hoje (19/11), entreguei à polícia uma amostra que achei no local exato onde tinham feito a denúncia. Fiz um vídeo do flagrante, e temos um suspeito. Agora, vamos aguardar as investigações policiais", acrescenta Ana Paula.

O delegado-chefe da 10ª DP, Wellington Barros, confirmou o caso. "O material coletado pela comunicante foi encaminhado para perícia no mesmo momento, por um agente da unidade (policial). Seguimos apurando, para chegarmos até o suspeito", completa.

O crime de maus-tratos contra animais, conforme novas lei federal, aumentou a pena de detenção aos agressores para até cinco anos. Alteração recente em uma lei distrital também tornou mais rígida a punição para quem pratica ações desse tipo. "Se ficar provada a autoria do crime, o acusado poderá ser condenado a mais de nove anos de prisão. Isso se consideramos a pena mínima para cada um dos crimes, com o agravamento (da pena) pela morte dos animais", explica a advogada Ana Paula Vasconcelos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação