maus tratos

Justiça retira prisão preventiva e solta homem que matou a facadas pitbull

Juiz da Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Águas Claras concedeu alvará de soltura para acusado de esfaquear e matar um pitbull no último domingo (15/11)

Cibele Moreira
postado em 21/11/2020 12:17 / atualizado em 21/11/2020 22:29

O juiz da Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Águas Claras concedeu, nesta sexta-feira (20/11) alvará de soltura para acusado de esfaquear e matar um cão da raça pitbull no último domingo (15/11), na região de Arniqueira, em Águas Claras. A determinação veio logo após a audiência de custódia que determinou a prisão preventiva do jovem de 25 anos por maus tratos contra animais

De acordo com o magistrado, houve um julgamento “levando em consideração os antecedentes criminais do acusado e não do fato em si, passando a analisar todo o contexto sob a ótica da pessoa que agiu em estado de necessidade”, afirma na decisão de soltura.

“Temos duas situações a observar, isso, se considerarmos o mesmo resultado, ou seja, a morte de um cachorro. No primeiro caso, temos a morte de um shih tzu, decorrente da agressão sofrida por um ataque de dois cães da raça PitBull. Já na segunda situação, a agressão sofrida pelos cães que agrediram o shih tzu, o ato de repelir a agressão, não obstante evidente estivesse a situação de estado de necessidade, justamente, ao que tudo indica, em razão da folha de antecedentes do autuado”, expõe o magistrado na decisão.

“Dessa forma, se formos considerar apenas o resultado, ou seja, a morte de cachorros, tanto a proprietária do PitBull quanto o autuado deveriam ter sido presos em situação de flagrante delito”, conclui o juiz que declarou a prisão como ilegal.

O acusado também responde a processos criminais por tráfico de drogas e homicídio qualificado

Entenda o caso

No último domingo, um homem de 25 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) por esfaquear e matar um cachorro da raça pit bulls. Quando a PMDF chegou ao local, encontraram dois pit bulls e um animal de menor porte, da raça shih-tzu, feridos. Os envolvidos foram levados à 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul).

De acordo com informações da Polícia Civil na época dos fatos, o acusado agrediu os animais, após eles atacarem o cachorro de estimação da raça shih-tzu, que acabou morrendo. O outro pit bull ficou machucado, mas sobreviveu.

Na delegacia, os donos dos pit bulls assinaram um termo circunstanciado por “omissão de cautela na guarda ou condução de animais”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação