Um estudante de 21 anos denunciou seguranças de um bar, no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, por injúria racial e lesão corporal. O jovem estava no estabelecimento na madrugada de sábado (21/11), quando teria sido agredido por funcionários da casa.
Morador de Taguatinga, Pedro Martins Lima relata que participava de um aniversário no bar. Ele relatou à polícia que foi ao banheiro do estabelecimento, onde permaneceu por cerca de 30 minutos. Em seguida, foi surpreendido pela entrada abrupta de um segurança que, segundo ele, chutou-o na perna esquerda.
Após o episódio, Pedro registrou um boletim de ocorrência virtual, na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin). Em depoimento, o jovem afirmou que o segurança entrou na cabine do banheiro gritando "bora, bora, preto. Já deu".
Pedro contou que, em um primeiro momento, não conseguiu entender o que acontecia e que o segurança manteve as agressões físicas e verbais. Com medo, o estudante saiu correndo. "Ainda não decidi se vou entrar com um processo contra o estabelecimento. Espero, ao menos, uma nota de repúdio por parte deles. É um caso de racismo que não pode ficar por isso. Não se trata apenas de uma briga minha", relatou ao Correio.
A discussão, segundo o jovem, teria ocorrido por volta da 1h30. Depois de acionar a polícia, pelo telefone, o estudante foi aconselhado a registrar um boletim de ocorrência. No depoimento, ele detalhou que foi humilhado e que funcionários riram da situação.
Ofensas
A assessoria de imprensa do Arena Bar informou que os seguranças envolvidos no caso tomaram a precaução de, igualmente, registrar boletim de ocorrência, na 5ª DP (Área Central). Eles relataram à polícia as ofensas atribuídas pelo estudante aos funcionários e situações de humilhação pública pelas quais teriam passado.
"O Arena Bar informa que não compactua com nenhum tipo de violência e (que) confia nas instituições responsáveis por investigar o episódio. A direção do estabelecimento se coloca à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos", diz nota do bar.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.