Despedida

Morre Help, onça-pintada do Zoo de Brasília, aos 12 anos

Animal nasceu no zoológico e morreu devido a um câncer na cavidade abdominal e problemas na tireoide. Segundo o Zoo, Help atingiu o limite da expectativa de vida da espécie no ambiente natural

A onça-pintada Help morreu, aos 12 anos, na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. O animal não resistiu ao avanço de um câncer na cavidade abdominal e a problemas na tireoide. Help partiu nesta segunda-feira (2/11). Segundo o zoológico, a onça atingiu o limite da expectativa de vida da espécie no ambiente natural.

Em nota, o Zoo de Brasília lamentou a perda do animal. "Hoje, nos despedimos dela devido a um câncer altamente agressivo. Ela contou com todos os cuidados e com o melhor tratamento veterinário até o final."

"Perder um animal que está sob os nossos cuidados nunca é e nunca será fácil", diz a nota. Ainda de acordo com a instituição, no ano passado, a equipe de medicina veterinária removeu vários tumores agressivos da Help, que se recuperou bem do pós cirúrgico. Mas, infelizmente, ao repetir os exames na semana passada, foram encontrados novos tumores no abdômen, perto do baço e no fígado, comprometendo grande parte do órgão.


Extinção

Além de lamentar a perda de Help, o zoológico chamou a atenção para a importância de se preservar as onças-pintadas. Segundo a fundação, estima-se que existam menos de 10 mil onças-pintadas no Brasil.