Parque

Evento reúne voluntários para limpeza da cachoeira do Tororó

O mutirão ocorrerá neste sábado (5/12). O objetivo é minimizar os danos causados pelo descarte indevido de resíduos no Parque do Salto do Tororó

Júlia Eleutério*
postado em 04/12/2020 19:19
Um mutirão de limpeza reunirá voluntários para ajudar na preservação da cachoeira do Salto do Tororó neste sábado (5/12) entre as 10h e as 14h no Parque Distrital Salto do Tororó -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 22/8/14)
Um mutirão de limpeza reunirá voluntários para ajudar na preservação da cachoeira do Salto do Tororó neste sábado (5/12) entre as 10h e as 14h no Parque Distrital Salto do Tororó - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 22/8/14)

Um mutirão de limpeza reunirá voluntários para ajudar na preservação da cachoeira do Salto do Tororó, neste sábado (5/12), das 10h às 14h, no Parque Distrital Salto do Tororó. A campanha "Salve a cachoeira do Tororó" ocorrerá no Dia Internacional do Voluntário, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 para promover as ações de voluntariados na sociedade.

Organizado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) do Tororó, por meio do Grupo de Trabalho Voluntário (GTV) Permanente Ambiental, a ação tem como objetivo minimizar os danos ambientais na região, e será a primeira mobilização no local com este intuito.

Para o presidente do Conseg-Tororó, Washington Melo, ações como esta são necessárias para conscientizar a sociedade sobre o descarte de lixo. “O Parque Salto Distrital do Tororó vem sofrendo, há muito tempo, com o uso inadequado, sobretudo pelo descarte irregular de resíduos. A proposta do Conseg Tororó na questão ambiental é sensibilizar a população e os órgãos públicos quanto à necessidade de se promover uma infraestrutura mínima para o parque, capaz de eliminar, ou pelo menos diminuir, o impacto provocado pelo crescimento populacional da Grande Região do Tororó”, destaca Washington.

Parque do Tororó

O Parque Distrital Salto do Tororó foi o primeiro parque com proteção integral em todo o DF, de acordo com o decreto nº 36.472 de abril de 2015. O local faz parte do bioma do cerrado e é conhecido pela cachoeira do Salto do Tororó, além da proximidade com a natureza. O parque também é frequentado por praticantes de ecoturismo e de rapel.

Com mais de 60 hectares, correspondente a 61 campos de futebol, o parque fica em uma área com perímetro de 9,4 quilômetros entre as rodovias DF-001 e DF-140, próximo aos condomínios da Grande Região do Tororó.

*Estagiária sob a supervisão de Adson Boaventura

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação