Trânsito

PRF prende 12 motoristas alcoolizados em 24 horas no DF e Entorno

Maioria das ocorrências foram registradas na BR-070. Um motorista apresentou índice quatro vezes o considerado crime de trânsito

Correio Braziliense
postado em 06/12/2020 13:56
 (crédito: PRF/Divulgação)
(crédito: PRF/Divulgação)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, em 24 horas, 12 motoristas dirigindo alcoolizados por rodovias do Distrito Federal e Entorno. A maior parte das ocorrências foi registrada na BR-070. A ação foi parte de operação da PRF para coibir crimes como o de dirigir sob efeito de álcool que começou no sábado (5/12) e continua neste domingo (6/12).

Um dos motoristas presos é um homem de 32 anos que conduzia um VW Gol na BR 060, próximo ao Recanto das Emas (DF). Abordado pelos policiais para fazer o teste do bafômetro, o índice acusou 1,20 mg de álcool por litro de ar alveolar - quatro vezes o valor considerado crime de trânsito. Ele foi encaminhado à 27ª Delegacia de Polícia Civil (Recanto das Emas).

Dirigir sob a influência de álcool é um crime previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Com índice a partir de 0,30mg de álcool por litro de ar alveolar, o motorista pode ser preso. A pena é de seis meses a três anos, além da multa e suspensão da habilitação.

Para motoristas autuados dirigindo sob efeito de álcool com índice abaixo de 0,30mg, a multa é de R$ 2934,70 e o condutor pode ter a carteira de motorista suspensa por até 12 meses. Quem se recusa a fazer o teste do bafômetro está sujeito às mesmas penalidades.

Outras ocorrência

A PRF também autuou um homem de 24 anos que estava com uma arma de fogo falsa. Ele teria tentado roubar duas passageiras de um Fiat Siena. O carro estava parado no acostamento da BR 060, próximo ao Engenho das Lajes.

Assim que as mulheres desceram do carro, foram abordadas pelo suspeito, que anunciou o assalto com a mão na cintura e pediu os celulares das vítimas.

Outros dois homens também estavam dentro do veículo e perceberam a tentativa de roubo. Eles se aproximaram do homem e conseguiram imobilizá-lo. Pouco tempo depois, a PRF chegou no local e prendeu o assaltante. Ele foi encaminhado para a 20ª Delegacia de Polícia (Gama).

Em Luziânia (GO), na BR-040, um homem de 28 anos foi preso por uso de documento falso. Após ser abordado pelos policiais em um Fiat Marea, o motorista apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. Ele disse ter comprado o documento em Paracatu, em Minas Gerais, por R$ 2 mil e foi encaminhado à Polícia Civil de Luziânia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação