HABITAÇÃO

Regularização no Setor Primavera, em Taguatinga, é aprovada pelo Conplan

Área atende mais de 3,3 mil habitantes, que esperam aprovação de projeto desde 2009. Proposta urbanística contempla 1.061 lotes para uso residencial, 26 para comércio, cindo para equipamentos públicos e um para instituição privada

Correio Braziliense
postado em 17/12/2020 21:45 / atualizado em 17/12/2020 21:49
Área tem cerca de 60,58 hectares — o equivalente a 84 campos de futebol -  (crédito: Seduh-DF/Divulgação)
Área tem cerca de 60,58 hectares — o equivalente a 84 campos de futebol - (crédito: Seduh-DF/Divulgação)

O projeto urbanístico do solo denominado Aris Primavera, em Taguatinga, foi aprovado, com ampla maioria de votos, pelo Conselho de Planejamento Territorial Urbano do Distrito Federal (Conplan). A decisão ocorreu nesta quinta-feira (17/12). A área fica nas chácaras 27 e 28 do Setor Habitacional Primavera e engloba 1.093 lotes, distribuídos em 60,58 hectares — o equivalente a 84 campos de futebol. A região tem, aproximadamente, 3.530 habitantes, que esperavam por essa aprovação desde 2009.

O parcelamento será em uma Área de Regularização de Interesse Social (Aris), voltada para uma população de baixa renda e onde predominam residências unifamiliares. O projeto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) prevê 1.061 lotes para uso residencial, 26 para comércio e prestação de serviço, cinco para equipamentos públicos e um para instituição privada.

Segundo a diretoria de Regularização de Interesse Social da Codhab, a aprovação coloca em situação de legalidade assentamentos consolidados há anos no local. O projeto teve aprovação com 29 votos favoráveis dos conselheiros do Conplan e cumpre os parâmetros estabelecidos pelo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) e das Diretrizes Urbanísticas (Diur) vigentes. Além disso, contempla medidas mais abrangentes, do ponto de vista urbanístico, de estruturação viária e de endereçamento, segundo avaliação do Conplan.

Durante a reunião, os conselheiros recomendaram ações, como definir para a população que as áreas de Parcelamento Controlado (APC) estabelecidas no projeto não serão regularizadas, por enquanto; a criação de estruturas para modais de transporte no Setor Primavera; e a garantia de uma parceria com outros órgãos do governo para preservação de nascentes próximas.

O Setor Habitacional Primavera fica próximo ao Setor de Mansões de Taguatinga.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação