Pandemia

DF registra cenas de aglomerações em feiras, shoppings e na Torre de TV

Feira dos Importados, no SIA, teve movimentação intensa, sem distanciamento. O mesmo foi visto em outros centros comerciais e ponto turístico da cidade

Correio Braziliense
postado em 19/12/2020 21:03
Aglomeração na Feira dos Importados, no SIA -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Aglomeração na Feira dos Importados, no SIA - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Enquanto pesquisadores voltam a alertar para mais uma fase crítica da pandemia da covid-19, a segunda onda de contaminações e mortes, o fim de ano no Distrito Federal registra aglomerações em diferentes pontos da capital. Estabelecimentos comerciais foram os principais alvos das fiscalizações neste sábado (19/12).

Na Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), o Correio registrou uma movimentação intensa, sem distanciamento entre os clientes e controle de entrada. O mesmo ocorreu em Taguatinga, onde a Vigilância Sanitária precisou intervir nesta tarde.

“A Vigilância Sanitária do Distrito Federal interditou um shopping no Pistão Sul, em Taguatinga, por descumprir às normas de segurança previstas no combate ao novo coronavírus Sars-CoV-2. No local, a equipe de fiscais do órgão flagrou grande aglomeração de pessoas, desrespeito ao uso de máscara e ao distanciamento social nos corredores e na praça de alimentação. A interdição durou mais de duas horas, até que as irregularidades fossem corrigidas”, divulgou a Secretaria de Saúde.

O Taguatinga Shopping, em nota, afirmou que "prontamente cumpriu todas as determinações, sendo reaberto minutos depois". A Secretaria de Saúde detalhou que os fiscais também encontraram aglomeração na fila de uma casa lotérica em outro shopping, localizado na avenida Comercial Sul, também em Taguatinga. “O estabelecimento foi autuado, porém não houve necessidade de interdição”. 

Apesar das medidas de isolamento e distanciamento social recomendadas pelas organizações mundiais e profissionais de saúde, os brasilienses também resolveram sair de casa à noite. Em evento na Torre de TV, com show de luzes e projeções, moradores da cidade acabaram se aglomerando.

O último boletim da Secretaria de Saúde mostra mais seis mortes registradas neste sábado (19/12) e 622 novas contaminações, somando 4.138 óbitos e 243.834 infecções. Mais da metade dos casos ativos, de pessoas que estão carregando o vírus, são de moradores do DF com até 39 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Aglomeração de pessoas na Feira dos Importados
    Aglomeração de pessoas na Feira dos Importados Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Aglomeração de pessoas na Feira dos Importados
    Aglomeração de pessoas na Feira dos Importados Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Aglomeração de pessoas na Feira dos Importados
    Aglomeração de pessoas na Feira dos Importados Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação