Religião

Celebrações marcam ano-novo na Catedral de Brasília

Igreja inicia 2021 com celebração do Dia Mundial da Paz, que tem como tema: "A cultura do cuidado como percurso de paz"

Ana Maria da Silva
postado em 31/12/2020 10:53 / atualizado em 31/12/2020 12:43
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

O fim de 2020 e o início de 2021 serão marcados por celebrações na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília. As missas de fim de ano são, na liturgia católica, dedicadas à Santa Maria, Mãe de Deus. Além das reflexões sobre a maternidade da Mãe de Jesus, as cerimônias também rezam pela paz.

A despedida do ano inicia-se às 18h, com o hino cristão Te Deum e a inauguração externa da Catedral, que faz parte do projeto Brasília Iluminada. A última missa de 2020 na Catedral será celebrada no dia 31 de dezembro, às 20h. Presidida por Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo da Arquidiocese de Brasília, a Eucaristia terá tom de agradecimento pelo ano que passou.

No primeiro dia de 2021, duas missas serão celebradas no altar da Catedral: às 10h30, e às 18h. Ambas serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese de Brasília. Nesta data, as missas, dedicadas à maternidade de Maria, recordam o Dia Mundial da Paz. Criada em 1968 pelo Papa Paulo VI, a comemoração é vivida sempre em 1º de janeiro.

Em 2020, a festividade terá como tema: "A cultura do cuidado como percurso de paz". O arcebispo ressalta que 2020, com a chegada da pandemia da covid-19, foi de muitas perdas, tanto econômicas, quanto sociais. "Entremos nesse novo ano com com a grande esperança da fé, com a certeza de que o senhor Jesus e sua santa mãe caminham conosco", declara, pedindo esperança. "Nós não estamos sozinhos na história, não estamos sozinhos na vida. Que todos tenham o direito de serem vacinados. Que possamos retomar a nossa vida normal.”

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE