Tráfico de Animais

PM resgata pássaros silvestres capturados ilegalmente no Sol Nascente

Uma das espécies é um maracanã-pequena, que tem sua população sendo afetada pelo tráfico nacional e internacional de animais silvestres

Ana Maria da Silva
postado em 04/01/2021 22:06 / atualizado em 04/01/2021 22:06
O maracanã-pequena corre risco de extinção -  (crédito: Divulgação/PMDF)
O maracanã-pequena corre risco de extinção - (crédito: Divulgação/PMDF)

Os policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam, nesta segunda-feira (4/1), às 15h30, quatro pássaros da fauna silvestre no Setor Habitacional Sol Nascente.

De acordo com informações da Polícia Militar do DF (PMDF), a equipe do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) realizava o patrulhamento na região. Em três casas diferentes, eles conseguiram encontrar pássaros criados de forma irregular, vivendo em gaiolas.

Um dos pássaros é um maracanã-pequena (Diopsittaca nobilis), que tem sua população sendo afetada pelo tráfico nacional e internacional de animais silvestres, estando classificada na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES II).

As aves não possuíam anilhas — pequeno arco ou anel chato que é posto na canela do animal — e nem o devido registro de passeriformes — ordem de classe das aves de pequeno ou médio tamanho —, tendo sido lavrados três Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCOs) em desfavor dos indivíduos que as mantinham em cativeiro. Elas foram recolhidas para posterior encaminhamento ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação