ESTELIONATÁRIO

Homem que se passou por Ibaneis integra facção e tem longa ficha criminal

Quadrilha especializada em aplicar golpes por meio do WhatsApp é de Goiânia. Um dos envolvidos esteve preso há um tempo e, de dentro da unidade prisional, cometia estelionato

Darcianne Diogo
postado em 05/01/2021 16:49
Delegado à frente das investigações, Giancarlos Zuliani -  (crédito: PCDF/Divulgação)
Delegado à frente das investigações, Giancarlos Zuliani - (crédito: PCDF/Divulgação)

Um dos suspeitos de se passar pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para aplicar golpes, integra uma facção criminosa e tem extensa ficha criminal por crimes como tráfico de drogas e homicídio, segundo informou a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em coletiva de imprensa promovida na tarde desta terça-feira (5/1). Um dos autores, um vigilante de uma empresa privada de segurança, foi preso nesta segunda-feira (4/1), no centro de Goiânia por policiais civis da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) do DF.

Os outros dois integrantes da quadrilha foram identificados pela polícia. “Ontem (segunda-feira), fizemos o flagrante. Agora, iremos trabalhar com pedidos de prisão e, em breve, colocaremos os envolvidos atrás das grades”, afirmou Giancarlos Zuliani, delegado-chefe da DRCC.

No esquema criminoso, o homem que foi preso atuava como recrutador, enquanto o ex-presidiário, que segue procurado, agia como líder do esquema. “O recrutador, por sua vez, tem a função de fazer uma pesquisa e procurar pelas vítimas. Há um trabalho de coordenação, uma vez que, ao receberem os valores, eles precisam sacar esse dinheiro das contas bancárias”, explicou o investigador.

Um contato próximo do governador Ibaneis caiu no golpe e chegou a transferir mais de R$ 3,7 mil aos estelionatários. Outro depósito de uma segunda vítima, de identidade não revelada, também foi feito nesta segunda-feira, no valor de, aproximadamente R$ 3 mil. O delegado não deu detalhes do teor das mensagens trocadas entre o golpista e o depositante, mas afirmou que os criminosos dispõem de “tamanha criatividade” para criar histórias que convençam.

Investigação

Após o registro de boletim de ocorrência, policiais civis do DF começaram as investigações. Os agentes se deslocaram até Goiânia e prenderam o autor no centro do município goiano, por volta das 17h. “Inicialmente, ele não quis assumir a participação no crime, mas logo em seguida mudou de ideia e confessou. Na casa dele, encontramos o material utilizado, como cartões de banco e celulares", detalhou o delegado.

Agora, a polícia pedirá ao Judiciário mandado de prisão contra os outros dois suspeitos que, segundo as investigações, também residem em Goiânia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação