Imunização

Vacina: HUB já vacinou 943 voluntários no DF em testes da CoronaVac

Instituto Butantan afirmou que fase 3 foi realizada nas oito unidades da federação, somando 13 mil profissionais de saúde voluntários no país

Alan Rios
postado em 06/01/2021 17:45 / atualizado em 07/01/2021 08:45
Última etapa do ensaio clínico no Brasil contou com 13 mil participantes -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Última etapa do ensaio clínico no Brasil contou com 13 mil participantes - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) aplicou a CoronaVac em 943 profissionais da saúde do Distrito Federal e ainda recebe idosos para os testes de fase 3 da vacina, sem intercorrências significativas durante os ensaios. A última etapa da pesquisa foi realizada em todo o país, com participação de 13 mil voluntários em oito unidades da federação, incluindo a capital.

A CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac, começou a ser aplicada em profissionais da saúde do DF em 5 de agosto de 2020. A expectativa era de que os pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e do HUB pudessem imunizar 852 pessoas, mas outros 91 voluntários acabaram incluídos. Em outubro, idosos também puderam se inscrever para participar dos testes.

Em novembro, resultados dos estudos clínicos da CoronaVac publicados pela revista científica Lancet Infectious Diseases mostraram que a vacina é segura e tem capacidade de produzir anticorpos no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos. Os dados mostram ainda apenas reações adversas leves e nenhum efeito adverso sério.

Apesar da informação falsa que circula pelas redes sociais afirmando que a China não utiliza este imunizante, o Butantan ressaltou, nas redes sociais, que o país “já imunizou 390 mil pessoas” e que “o Instituto já está fabricando a vacina contra a covid-19 em solo brasileiro”. Diferente do estado de São Paulo, que adquiriu doses da CoronaVac, o Distrito Federal aguarda as compras e distribuições do Governo Federal. O Ministério da Saúde deve incluir no plano de vacinação mais de uma opção de imunizante.

Para a Vacina do Butantan contra a Covid-19 chegar até você, ela passa antes por 3 fases de teste com pessoas. As fases...

Publicado por Instituto Butantan em Segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação