Covid-19

Momento é de cautela, alerta procurador do MPDFT José Eduardo Sabo

Durante entrevista ao CB Poder, o coordenador da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) falou ainda sobre o papel do Ministério Público no combate à pandemia.

Jéssica Cardoso*
postado em 18/01/2021 16:31 / atualizado em 18/01/2021 17:25
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Mesmo com a aprovação do uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford e com o início da vacinação do Brasil, o coordenador da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) José Eduardo Sabo Paes alertou sobre a importância da população continuar cumprindo com as medidas protetivas contra a covid-19.

Em entrevista ao CB.Poder, uma parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília, nesta segunda-feira (18/1), o procurador ressaltou que os índices de internação e de procura por leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) e unidade de cuidados intensivos (UCI) ainda estão altos no DF.

“Nós sabemos que ainda estamos em crise. O fato de termos algumas centenas ou milhares de pessoas vacinadas nos próximos dias não vai resolver o nosso problema. Nós vamos continuar com as cautelas até porque hoje nós ainda estamos sentindo reflexos muito claros na nossa rede hospitalar”, afirmou Paes sobre os descuidos cometidos durante as festas de fim de ano. Segundo o coordenador, a mensagem do MPDFT é de cautela e cuidado.

Na entrevista, o procurador ainda falou do papel do Ministério Público na construção de um ambiente de diálogo com o Governo do Distrito Federal (GDF) a fim de garantir a transparência e as condições necessárias para que os profissionais de saúde pudessem trabalhar. “Eles são verdadeiros guerreiros e estão muito cansados, principalmente aqueles que atuam na área que eles chamam de intensivistas, então intensivamente”, disse sobre os profissionais.

O Hospital de Campanha de Ceilândia, entregue no dia 27 de novembro do ano passado, também foi um dos pontos abordados. De acordo com o coordenador, a efetivação do hospital vai assegurar o atendimento da população. “Hoje, com ajuda da sociedade, dos profissionais de saúde e inclusive com efetivação do hospital de Ceilândia acreditamos tranquilamente que vamos superar porque nós temos condições de atender a todos e com todos os insumos”, garantiu.

*Estagiária sob supervisão de Alexandre de Paula

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação