DETECÇÃO

Covid-19: Lacen processou mais de 166 mil testes RT-PCR em 2020

Teste para detecção da covid-19 está disponível em todas as unidades básicas de saúde do DF, mas resultado só pode ser obtido no laboratório do GDF, por conta da necessidade de equipamentos específicos

Correio Braziliense
postado em 25/01/2021 16:32 / atualizado em 25/01/2021 16:32
Os testes de RT-PCR da rede pública são processados no Lacen -  (crédito: Robson Valverde / SES-SC)
Os testes de RT-PCR da rede pública são processados no Lacen - (crédito: Robson Valverde / SES-SC)

O Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) processou, em 2020, um total de 166.722 testes RT-PCR para a covid-19, dos quais 107.433 apresentaram resultado negativo, 55.479, positivo e 3.810, inconclusivos. Por se tratar de um exame mais complexo, que exige equipamentos específicos disponíveis somente no Lacen, o resultado sai entre três e cinco dias.

Disponibilizado em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal, o teste RT-PCR é uma técnica considerada de excelência na detecção da covid-19. É realizado a partir da coleta de material genético da mucosa do fundo do nariz do paciente, por meio de um cotonete. O exame identifica se o novo coronavírus está presente no corpo da pessoa.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), o RT-PCR deve ser realizado entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas da doença, porque, nesse período, a quantidade de vírus no corpo, ou seja, a carga viral, costuma ser maior.

2021

Neste ano, até a manhã desta segunda-feira (25/1), o Lacen havia processado 15.422 exames RT-PCR. Deste total, 9.483 foram negativos para a covid-19, 4.007 positivos para a doença e 690 foram inconclusivos. A diferença de 1.242 testes equivale àqueles que estão com resultados pendentes.

Abastecimento

A SES-DF afirma que a população do Distrito Federal deve ficar tranquila com relação à testagem para identificar o coronavírus. Toda a rede pública de saúde está abastecida com testes para detecção da covid-19.

Enquanto as 172 unidades básicas de saúde realizam a coleta do RT-PCR, o teste rápido sorológico é disponibilizado apenas em 50 UBSs. Este tipo de teste detecta a presença de anticorpos produzidos pelo organismo humano após contato com o vírus da covid-19. Por isso, deve ser feito a partir do oitavo dia do início dos sintomas porque, nesse momento, a quantidade de anticorpos produzidos pelo organismo será mais fácil de identificar.

Diferente do teste RT-PCR, a leitura do resultado do teste rápido é realizada entre 15 a 20 minutos. A secretaria esclarece que esse exame não está disponível em todas as UBSs por conta da limitação do quantitativo de aparelhos para realizar a leitura do teste (microleitores), que foram disponibilizados pela Fiocruz e pelo Ministério da Saúde.

O teste rápido para covid-19 está disponível nas unidades da Asa Sul, Asa Norte, Lago Norte, Guará, Riacho Fundo 1, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo 2, Estrutural, Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Sobradinho 1, Sobradinho 2, Planaltina, Brazlândia, Ceilândia, Águas Claras, Vicente Pires, Taguatinga, Recanto das Emas, Samambaia, Gama e Santa Maria.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação