A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai realizar, na próxima quinta-feira (28/1), obras de ampliação da capacidade de bombeamento de água da unidade do Lago Norte.
Taquari e condomínios da região de Sobradinho 1 e Sobradinho 2, que são abastecidos pela unidade do Lago Norte, vão ficar sem o fornecimento de água na quinta (28/1), das 7h às 23h50.
De acordo com a Caesb, as seguintes áreas vão ficar sem água durante a realização dos serviços:
Taquari (toda a localidade): Setor Habitacional Taquari, Polícia Rodoviária Federal, Setor de Concessionárias e de Comércios do Setor Habitacional Taquari (margem da EPIA) e Setor de Postos e Motéis Norte (SPMN).
Sobradinho 1 e Sobradinho 2: Condomínios Império dos Nobres, Antares, RK e Centauro; Parque Rodoviário do DER-DF; Departamento de Polícia Federal e Núcleo Rural Olhos d’Água.
Todos os condomínios da DF-150 e Grande Colorado: Chácara São Jorge, Vivendas Friburgo, Jardim Europa I, Colorado Ville, Chácara Beija-Flor, Vivendas Alvorada II, Bem Estar, Boa Sorte, Petrópolis, Morada, Morro do Sansão, Condomínio São José, Condomínio Contagem, Condomínio Residencial Sobradinho, Condomínio Serra Dourada II, Condomínio Meu Sonho, Condomínio Alvorada dos Pássaros, Condomínio Planalto, Condomínio Villa Rica, Condomínio Vila Rosada, Condomínio Vitória, Condomínio Mansões Sobradinho, Condomínio Comercial e Residencial Sobradinho.
Melhorias
As obras irão melhorar as condições de abastecimento das localidades citadas. Por isso, a Caesb sugere que a população faça uso consciente de água até o retorno dos serviços.
A companhia ressalta os cuidados ao utilizar a água, mesmo no período das chuvas, já que o volume consumido individualmente por cada morador impacta diretamente no abastecimento a todos. Seguem algumas dicas da Caesb para colocar em prática:
• Manter as torneiras fechadas para evitar desperdício, quando a água retornar
• Evitar lavar roupas
• Não lavar o carro
• Não regar o jardim no período
• Varrer a calçada em vez de lavá-la com mangueira
Caixa d´água
A companhia também informa que toda unidade usuária deve contar com reserva de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, de acordo com resolução da Adasa, de 27 de outubro de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal. Com essa reserva, os usuários são menos afetados com a interrupção no fornecimento de água.
A resolução da Adasa reforça ainda que o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água e, posteriormente, pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório. Veja aqui como limpar a caixa d´água do seu imóvel.
Para a aquisição de uma caixa d’água adequada ao imóvel, os usuários podem se orientar na hora da compra seguindo uma conta simples. Em média, cada pessoa consome 100 litros de água por dia. Logo, sabendo quantas pessoas há no imóvel, é só multiplicar por 100 litros. Por exemplo, um reservatório de 500 litros é suficiente para abastecer uma família de cinco pessoas num período de 24 horas.
Mais informações pelo número 115
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.