TEMPORAL

Forte chuva, queda de árvores e falta de energia marcam esta terça-feira

Defesa Civil alerta para tempestades, ventos fortes e raios. Bombeiros atenderam, ao menos, 30 ocorrências de quedas de árvores pelo DF. Uma delas atingiu um prédio e destruiu janelas

Sarah Peres
Luana Patriolino
postado em 26/01/2021 20:21 / atualizado em 26/01/2021 20:22
No SIA, Trecho 1, uma árvore cedeu ao temporal e caiu sobre um veículo estacionado no local -  (crédito: CBMDF/Divulgação)
No SIA, Trecho 1, uma árvore cedeu ao temporal e caiu sobre um veículo estacionado no local - (crédito: CBMDF/Divulgação)

O Distrito Federal está sob estado de alerta de chuvas intensas e rajadas de vento nesta terça-feira (26/1), conforme aviso emitido pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil. Até o início da noite, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender, pelo menos, 30 ocorrências de queda de árvores. Também há registros de falta de energia.

No Bloco A, da 308 Norte, uma árvore caiu em meio às precipitações e ao vento forte. As janelas de cinco andares do edifício foram destruídas com o impacto. Em todas as ocorrências atendidas pelos bombeiros não houve vítimas, mas danos materiais. No Setor Sul de Planaltina e no SIA, Trecho 1, árvores caíram e atingiram os veículos que estavam estacionados nas imediações.

As chuvas previstas para o Distrito Federal vieram acompanhadas de granizo nesta terça-feira (26/1), em algumas regiões da capital. Moradores registraram não só a tempestade, mas ventania e trovoadas. O fenômeno é normal, de acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Mamedes Luiz Melo.

“Estávamos com dois ou mais dias sem chuvas. O calor estava em torno de 30°C. Então, quando se aproxima, dependendo do sistema que provocam, essa chuva vem com essa característica de verão, que é intensa e de curto tempo. Muitas delas, realmente, vêm acompanhadas de granizo”, explica.

Sem luz

A estudante Thacianne Campos, 37 anos, está sem luz desde as 17h30, em Águas Claras. Ela relata que alguns condomínios das quadras norte tiveram a energia restabelecida, mas outros, como o dela, continuam no escuro. “Acabou assim que começou a chuva. Estava bem forte, e apagou geral. Até o momento, alguns prédios ainda estão sem luz”, conta.

Com a ventania forte, a estudante Nathália Ribeiro, 26, e o marido, o advogado Adalto Mateus, 32, tiveram a casa inundada, em Taguatinga. “A chuva começou por volta das 17h, parou um pouco e voltou a piorar agora. Tivemos que segurar a nossa porta, que é de vidro, porque ela começou a tremer, e ficamos com medo de quebrar. O quarto também ficou todo inundado, e estamos sem energia”, lamenta Nathália.

Na casa do servidor público Daniel Mendes Pereira, 40, no Lago Norte, o vento provocou estragos. “Os vasos de plantas caíram no chão, e também vi muitos galhos de árvores quebrados. Mesmo com algumas janelas fechadas, a água entrou em casa”, conta.

Cuidados

Na emissão do alerta, a Defesa Civil recomenda que os brasilienses fiquem em casa durante as precipitações. Caso estejam nas ruas, é necessário que se busque um ponto de abrigo seguro — não se deve ficar embaixo de árvores. Outra orientação é para que não se segure objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés, assim como não empinar pipas e aeromodelos com fio a céu aberto.

O órgão destaca para não acessar o topo de prédios e não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos. Em casos de destelhamento devido ao vento forte, a orientação é que a pessoa permaneça dentro da residência, buscando abrigar-se debaixo de mesas e camas para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha.

Aos motoristas que estão nas vias, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada no trânsito, sobretudo nos pontos de alagamentos. Em situações de socorro, deve-se acionar os servidores pelo 199 ou, então, os bombeiros, pelo 193.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Chuvas fortes: queda de árvores e falta de energia marcam esta terça-feira
    Chuvas fortes: queda de árvores e falta de energia marcam esta terça-feira Foto: CBMDF/Divulgação
  • Chuvas fortes: queda de árvores e falta de energia marcam esta terça-feira
    Chuvas fortes: queda de árvores e falta de energia marcam esta terça-feira Foto: CBMDF/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação