TEMPO

DF registra quase 15 mil raios em fevereiro, 10 vezes mais que em 2020

O número registrado superou em mais de 10 vezes o de 2020. Entre 1º e 5 de fevereiro do ano passado, ocorreram 1.255 descargas elétricas. Desse total, 535 raios atingiram o solo

Ana Clara Avendaño*
Júlia Eleutério*
postado em 05/02/2021 18:03 / atualizado em 05/02/2021 20:19
Brasília ocupa, com 21 óbitos, o terceiro lugar no ranking de municípios com as maiores quantidades de mortes ocasionadas por raios -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Brasília ocupa, com 21 óbitos, o terceiro lugar no ranking de municípios com as maiores quantidades de mortes ocasionadas por raios - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Distrito Federal registrou 1,7 mil raios na madrugada desta sexta-feira (5/2), da 0h às 6h. Desses, 860 tocaram o solo, aponta o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De 1º a 5 de fevereiro deste ano, o número chegou a 14.993, com 3.991 descargas elétricas que atingiram o solo. Esse total supera em mais de 10 vezes a quantidade de raios que caiu no mesmo período de 2020, quando houve 1.255, sendo que 535 entraram em contato com o chão na capital federal.

De acordo com os dados do Elat/Inpe registrados entre 2000 e 2019, Brasília ocupa, com 21 óbitos, o terceiro lugar no ranking de municípios com as maiores quantidades de mortes ocasionadas por raios, atrás de Manaus (AM), com 27 óbitos, e da cidade de São Paulo (SP), com 30. Para prevenir acidentes, o instituto recomenda evitar ficar próximo de veículos, não abriga-se ou caminhar perto de árvores e áreas descampadas, não ficar em áreas cobertas que protegem da chuva, mas não dos raios, como varandas, evitar praticar esportes ao ar livre durante as tempestades e não permanecer dentro de piscinas, rios ou mar.

Outros cuidados são: evitar ficar próximo a objetos metálicos, como varal ou portão de ferro, não utilizar equipamentos elétricos ligados à rede elétrica ou ficar perto de tomadas, não falar ao telefone com fio ou utilizar celular conectado ao carregador, não tomar banho em chuveiro elétrico, não ficar próximo a janelas,  portas metálicas e rede hidráulica (torneiras e canos).

Brasília-DF. 30/10/2020 10:04. Marcello Casal Jr/Agência Brasil. Chuvas no Distrito Federal, nesta sexta-feira. Imagem mostra Torre de TV cercada por nuvens de chuva sob o para-brisas de um carro tomado por gotas.
Brasília-DF. 30/10/2020 10:04. Marcello Casal Jr/Agência Brasil. Chuvas no Distrito Federal, nesta sexta-feira. Imagem mostra Torre de TV cercada por nuvens de chuva sob o para-brisas de um carro tomado por gotas. (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Chuvas

Com os temporais desta quinta-feira (4/2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que já acumulou 121 milímetros de água em fevereiro deste ano. No plano piloto, por exemplo, choveu 65%, do esperado para o mês. Nesta época, em 2020, havia ocorrido 15% das precipitações previstas para fevereiro entre os dias 1º e 5.

O que evitar durante as tempestades?

Em ambientes ao ar livre:

  • Evitar ficar próximo de veículos, como carro.
  • Evitar abriga-se ou caminhar perto de árvores;
  • Não ficar em áreas cobertas que protegem da chuva, mas não dos raios, como varandas.
  • Evitar praticar esportes ao ar livre durante as tempestades, como jogar futebol;
  • Não caminhar em áreas descampadas;
  • Evitar ficar próximo a objetos metálicos, como varal de metal, antena ou portão de ferro.
  • Não permanecer dentro de piscinas, rios ou mar.

Em locais fechados:

  • Não utilizar equipamentos elétricos ligados à rede elétrica ou ficar perto de tomadas;
  • Falar ao telefone com fio ou utilizar celular conectado ao carregador;
  • Tomar banho em chuveiro elétrico;
  • Ficar próximo a janelas e portas metálicas;
  • Ficar próximo à rede hidráulica (torneiras e canos).

Opções seguras de abrigo durante tempestades:

  • Entre em um veículo não conversível, mantenha as portas e vidros fechados, evitando contato com a lataria;
  • Entre em moradias ou prédios, mantendo distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, de portas e janelas metálicas;
  • Entre em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis.

Importante: Caso não tenha nenhum abrigo seguro por perto, afasta-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, mantenha os pés juntos e agacha-se até a tempestade passar. Não deve ficar deitado.

Fonte: ELAT/Inpe

 *Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

  • Brasília ocupa, com 21 óbitos, o terceiro lugar no ranking de municípios com as maiores quantidades de mortes ocasionadas por raios
    Brasília ocupa, com 21 óbitos, o terceiro lugar no ranking de municípios com as maiores quantidades de mortes ocasionadas por raios Ed Alves/CB/D.A Press
  • Para hoje, a previsão é de tempo nublado, com chuvas isoladas
    Para hoje, a previsão é de tempo nublado, com chuvas isoladas Ed Alves/CB/D.A Press
  • A chuva que atingiu o Rio de Janeiro na noite de ontem (12) e na madrugada de hoje (13) deixou pontos da cidade com bolsões d'água, árvores e postes derrubados.
    A chuva que atingiu o Rio de Janeiro na noite de ontem (12) e na madrugada de hoje (13) deixou pontos da cidade com bolsões dágua, árvores e postes derrubados. Tânia Rêgo/Agência Brasil
  • Previsão é de tempo encoberto e chuva
    Previsão é de tempo encoberto e chuva Ed Alves/CB/D.A Press
  • Chuvas rápidas e intensas em áreas do Lago Sul
    Chuvas rápidas e intensas em áreas do Lago Sul Ana Clara Avendaño/CB/D.A Press
  • Chuva
    Chuva CBMDF/Divulgação
  • Brasília-DF. 30/10/2020 10:04. Marcello Casal Jr/Agência Brasil. Chuvas no Distrito Federal, nesta sexta-feira. Imagem mostra Torre de TV cercada por nuvens de chuva sob o para-brisas de um carro tomado por gotas.
    Brasília-DF. 30/10/2020 10:04. Marcello Casal Jr/Agência Brasil. Chuvas no Distrito Federal, nesta sexta-feira. Imagem mostra Torre de TV cercada por nuvens de chuva sob o para-brisas de um carro tomado por gotas. Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação