Feriado

Confira como será o funcionamento do comércio no DF durante o carnaval

Shoppings e lojas de rua devem fechar na terça-feira (16/2) em razão do Dia do Comércio. Nos outros dias do feriado de carnaval, todos os estabelecimentos têm autorização para funcionar

Correio Braziliense
postado em 10/02/2021 17:51 / atualizado em 12/02/2021 16:00
O Sindivarejista anunciou que as lojas dos shoppings ficariam fechadas na terça pelo Dia do Comerciário -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press. )
O Sindivarejista anunciou que as lojas dos shoppings ficariam fechadas na terça pelo Dia do Comerciário - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press. )

O comércio do Distrito Federal estará aberto durante a maior parte do feriado de carnaval. Lojas de rua e shoppings têm autorização para funcionar de sábado (13/2) a segunda-feira (15/2), além de Quarta-Feira de Cinzas (17/2). Os estabelecimentos fecham na terça-feira de carnaval (16/2), quando é celebrado o Dia do Comerciário.

Óticas, papelarias, livrarias, açougues e floriculturas não abrirão as portas na segunda e na terça-feira, segundo informou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF). Já na quarta-feira de cinzas (17/2), os empresários desses segmentos estão autorizados a abrir normalmente, assim como no sábado e no domingo. A decisão respeita convenção coletiva das categorias.

Em razão da pandemia da covid-19, os shoppings devem seguir o decreto do governo local que restringe o horário de funcionamento das 10h às 22h. No domingo, a maioria começa as operações a partir das 13h. Para as lojas de rua, não há restrições de funcionamento.

Os bares, restaurantes e os mercados, por sua vez, funcionarão normalmente durante todos os dias de carnaval. O funcionamento do comércio varejista de automóveis e acessórios será facultativo de segunda a quarta-feira.

Proteção

As medidas sanitárias de proteção contra a covid-19 seguem valendo e a população deve ficar alerta para cumprir as regras ao ir às compras. A entrada nos estabelecimentos é permitida somente com uso de máscara facial de proteção e aferição de temperatura corporal. O comércio deve garantir álcool em gel para uso dos clientes. A multa por descumprimento começa a partir de R$ 2 mil.

Além disso bares e restaurantes que estarão abertos no carnaval devem ter disponível pias de fácil acesso para os clientes, com sabonete líquido, papel toalha e lixeiras que não tenham acionamento manual, conforme publicado no Diário Oficial do DF (DODF) de 3 de fevereiro. A mesma norma liberou o funcionamento desses estabelecimentos sem limite de horário.

Confira os horários de funcionamento dos shoppings:

Brasília Shopping

Funcionamento normal sábado, segunda e quarta-feira. No domingo (14/2), as lojas abrirão às 13h e fecharão às 19h e, na terça-feira (16/2), apenas praça de alimentação e lazer funcionará, das 12h às 22h.

Taguatinga Shopping

Funcionamento normal sábado, segunda e quarta-feira. Domingo, das 14h às 20h (lojas) e das 12h às 22h (praça de alimentação). Terça-feira as lojas estarão fechadas e praça de alimentação aberta, das 12h às 22h.

ParkShopping

Funcionará com horário especial no domingo: das 14h às 20h (lojas) e das 12h às 22h (praça de alimentação). Na segunda, o shopping vai abrir das 10h às 22h. Na terça, lojas fechadas e praça de alimentação e áreas de lazer vão estar abertos das 12h às 22h. Na quarta-feira de cinzas (17/2), o shopping vai abrir das 12h às 22h. 

Boulevard Shopping

Sábado, segunda-feira e quarta-feira abre das 10h às 22h. Domingo, das 13h às 19h. Lojas fechadas na terça-feira.

Alameda Shopping

Segunda-feira funciona das 9h às 21h. Fecha na terça-feira e reabre na quarta-feira, das 12h às 21h.

Venâncio Shopping

Sábado, das 10h às 18h (lojas e alimentação). Domingo e segunda, das 11h às 17h (lojas e alimentação). Fecha na terça-feira e volta a funcionar na quarta, das 10h às 20h (lojas e alimentação).

Terraço Shopping

Funcionamento normal na segunda e na quarta-feira. Na terça-feira, lojas fechadas e praça de alimentação aberta das 12h às 22h.

Conjunto Nacional

Funcionamento normal sábado, domingo e segunda-feira. Terça-feira, lojas fechadas e funcionamento facultativo de lojas na praça de alimentação, das 12h às 20h. Quarta-feira, funcionamento parcial, das 12h às 22h.

DF Plaza

Funcionamento normal sábado, domingo e segunda-feira. Terça-feira, lojas fechadas e praça de alimentação funcionando normalmente. Quarta-feira, das 13h às 22h (lojas), e praça de alimentação atende em horário normal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação