LAZER

Após manutenção, Zoológico receberá visitantes no feriado de carnaval

Manutenção do programa GDF Presente no Zoológico ocorreu em acessos e pistas, com tapa-buracos, novos quebra-molas, sinalização de faixas de pedestres e pintura de alambrados

Correio Braziliense
postado em 11/02/2021 15:26 / atualizado em 11/02/2021 15:27
A capacidade do zoológico foi reduzida para evitar aglomerações durante o feriado -  (crédito: Marcella Lasneaux / Zoo de Brasília)
A capacidade do zoológico foi reduzida para evitar aglomerações durante o feriado - (crédito: Marcella Lasneaux / Zoo de Brasília)

A Secretaria de Governo do Distrito Federal (Segov) anunciou, nesta quinta-feira (11/2), que o Zoológico de Brasília estará aberto a visitantes no feriado de carnaval, de 13 a 17 de fevereiro. A manutenção do espaço recebeu reforço do GDF Presente esta semana. Diferentes órgãos do governo deram início a um mutirão de manutenção no Jardim Zoológico.

O local foi o primeiro endereço visitado pelo novo polo do programa, que cuida exclusivamente do Plano Piloto. A proposta é deixar o espaço mais bonito e seguro para receber os visitantes durante o feriado de carnaval.

Para começar os trabalhos, as equipes do Polo Central Adjacente 3 realizaram podas nas árvores e utilizaram mais de 11 toneladas de massa asfáltica em operações tapa-buracos na pista da área de visitação e perto da guarita de entrada. Com apoio do Departamento de Trânsito do DF (Detran), os quebra-molas foram reconstruídos na rua principal para ajudar a controlar a velocidade de 20 km/h permitida no local.

As lombadas existiam, mas eram feitas de concreto, o que podia danificar a suspensão dos veículos, uma reclamação constante dos visitantes, segundo a Segov. Agora, elas são feitas de asfalto. Até quarta-feira (10/2), oito quebra-molas haviam sido construídos.

O GDF Presente fica no Zoológico até esta sexta-feira (12/2). A agenda de serviços inclui, ainda, a pintura de faixas de pedestres, a revitalização da sinalização vertical, a instalação de placas, a retirada de galhos de árvores, lixo e entulho e a pintura de alambrados. “O Zoológico vai estar aberto, mas vamos continuar fazendo o que for possível com o público no local”, afirma Lúcio dos Santos Barbosa, coordenador do polo.

Pré-pandemia

Antes da pandemia, o Zoo costumava atrair 4 mil visitantes por dia em um fim de semana sem feriado. O local ficou seis meses de portões fechados, mas reabriu para visitação e agora trabalha com a capacidade reduzida para 1,5 mil visitantes dentro do parque, ao mesmo tempo. À medida que as pessoas saem, os outros visitantes que aguardam na fila podem entrar.

O diretor de Administração e Logística do Zoológico, Bruno Tadeu José Ribeiro, conta que constantemente o local recebe ações do GDF, mas é a primeira vez que acontece um mutirão de vários serviços ao mesmo tempo. “Quem faz a roçagem da grama é a Novacap. Desde o ano passado, compramos um caminhão munck (para transporte de cargas) e nossos próprios funcionários podam as árvores. Mas esta é a primeira vez do governo aqui com o GDF Presente”, declara.

Serviço

Zoológico de Brasília
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h às 17h
Entrada: permitida somente até as 16h

*Com informações da Secretaria de Governo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação