Previsão do Tempo

Inmet prevê chuva no DF durante todo o feriado de carnaval

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alerta laranja por conta do risco de chuva forte e rajadas de ventos nesta sexta-feira (12/2)

Jéssica Moura
postado em 12/02/2021 08:09
 (crédito: Bruno Peres/CB/D.A Press)
(crédito: Bruno Peres/CB/D.A Press)

Depois da trégua de manhãs ensolaradas, a sexta-feira (12/2) amanheceu com sol entre no Distrito Federal e assim deve permanecer ao longo do dia. Com a nebulosidade elevada, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê registros de chuva nas primeiras horas da manhã em áreas isoladas.

"À tarde deve cair aquela chuva de verão", destaca o meteorologista Mamedes Melo, ao se referir às chuvas que devem cair na forma de pancadas e acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Por isso, o Inmet emitiu um alerta laranja para a área do Distrito Federal, que indica perigo de chuvas intensas.

As temperaturas ficam mais amenas na capital nesta véspera de fim de semana prolongado: na madrugada, a mínima foi de 17ºC e a máxima chega aos 28ºC no período da tarde. Somado à alta umidade, o tempo fica mais abafado: as taxas oscilam de 100% a 50%.

Essa condição de tempo mais fechado é um indicativo de como ficará a meteorologia também no fim de semana e no feriado de carnaval (veja o que abre e o que fecha no DF). Para Mamedes, "a tendência é continuar chovendo". Alguns pontos do DF já registram acumulados de chuva superior à média esperada para todo o mês, que é de 183mm. É o caso da estação do Plano Piloto, em que os acumulados ultrapassaram a média em pelo menos 15%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação