Previsão do Tempo

DF segue em alerta para temporais nesta quinta-feira (11)

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chances de chuva aumentam ao longo do dia

Ana Maria da Silva
postado em 11/02/2021 08:31
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press            )
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press )

O Distrito Federal segue sob alerta amarelo para temporais pelo menos até às 11h desta quinta-feira (11/2). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há chances de chuva intensa e a velocidade dos ventos pode variar entre 40km/h e 60km/h.

De acordo com o órgão, as chances de chuva aumentam ao longo do dia. A previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. “Alguns fenômenos fisiológicos que atuam na América do Sul durante o verão começaram a ter mais influência. Essa chuvarada acontece devido a isso”, explica o meteorologista Mamedes Luiz Melo.

No decorrer da manhã, a temperatura mínima registrada foi de 17ºC. A máxima, segundo o órgão, deve alcançar em torno de 29ºC no DF. Segundo o instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 95% a 40% ao longo do dia. De acordo com Mamedes, é importante que os brasilienses fiquem atentos para chuvas, principalmente no caso de trovoadas e rajadas de vento.

Raios

O instituto recomenda, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outras precauções são não segurar em objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés. Assim como não empinar pipas ou aeromodelos com fio, a céu aberto.

É importante evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicleta

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação