SERVIÇO

Covid-19: vacinação não ocorrerá nas UBSs do DF durante o Carnaval

Aplicação das vacinas contra a covid-19 nas unidades básicas de saúde (UBSs) só será retomada na quarta-feira de Cinzas (17/2). Por enquanto, não há confirmação oficial sobre a imunização em outros pontos

Samara Schwingel
Ana Isabel Mansur
postado em 13/02/2021 00:07 / atualizado em 13/02/2021 00:18
Atendimento voltará a partir das 14h de quarta-feira (17/2) -  (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Atendimento voltará a partir das 14h de quarta-feira (17/2) - (crédito: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou, nesta sexta-feira (12/2), que a vacinação contra covid-19 não ocorrerá no feriado de Carnaval. O atendimento voltará a partir das 14h da quarta-feira de Cinzas (17/2). A reportagem aguarda retorno da pasta sobre a imunização em outros pontos, como ginásios e drive-thrus.

A medida segue determinação do Governo do Distrito Federal (GDF), publicada em 15 de janeiro. O decreto distrital define o calendário de atividades do Executivo local, com os dias de Carnaval classificados como pontos facultativos.

As emergências dos hospitais e as seis unidades de pronto-atendimento (UPAs) do DF vão funcionar 24 horas, sem interrupção dos serviços. Por outro lado, os ambulatórios dos hospitais, as unidades básicas de saúde (UBSs) e as farmácias de alto custo voltam a funcionar só na quarta-feira (17/2), a partir das 12h. O Hemocentro ficará aberto no sábado (13/2) e na segunda-feira (15/2).

Programação

Confira como será o funcionamento de outros serviços do GDF durante o carnaval:

Caesb: as equipes de manutenção trabalham em regime de plantão entre entre sábado (13/2) e quarta-feira (17/2). Os canais de atendimento ao cliente (WhatsApp, Agência Virtual, aplicativo para smartphone, site e telefone 115) funcionam ininterruptamente. O expediente presencial será retomado na quarta-feira (17/2), às 14h.

CEB: as equipes de emergência e o teleatendimento funcionam em esquema de plantão ininterrupto, deste sábado (13/2) a quarta-feira (17/2). O atendimento presencial continua, temporariamente, interrompido, devido às medidas de enfrentamento contra o novo coronavírus. Os serviços da Agência Digital e do aplicativo CEB Distribuição continuam disponíveis 24 horas por dia.

Corpo de Bombeiros: entre sábado (13/2) e a quarta-feira de Cinzas (17/2), o Corpo de Bombeiros atuará em regime de escalas de 24 horas, sem interrupção e atendendo a emergências. O expediente administrativo retorna na quarta-feira (17/2), a partir das 14h.

DF Legal: o grupo vai integrar uma força-tarefa com diversos órgãos distritais para reforçar a fiscalização ao cumprimento dos protocolos de segurança contra a covid-19. As equipes ficarão nas ruas das 8h às 3h, entre esta sexta-feira (12/2) e a quarta-feira de Cinzas (17/2). Os grupos fiscalizarão bares, restaurantes, clubes recreativos e festas clandestinas.

Polícia Civil: todas as delegacias circunscricionais, além das duas delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCAs), funcionarão no feriado em regime de plantão, com 24 horas de atividades. A Delegacia Eletrônica também estará disponível todos os dias, de maneira ininterrupta.

Polícia Militar: todos os batalhões do Distrito Federal terão regime de plantão ininterrupto de 24 horas.

SLU: todas as áreas operacionais — de coleta convencional e seletiva, da limpeza urbana, as unidades de recebimento de entulho, o aterro sanitário e as usinas — funcionam normalmente entre sábado (13/2) e quarta-feira (17/2). O serviço de coleta seletiva prossegue de acordo com a programação diária prevista.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação