Barragem

Comportas da Barragem do Lago Paranoá são abertas para varredura

A ação é realizada por meio de deslocamento terrestre e aéreo

Correio Braziliense
postado em 15/02/2021 12:22
 (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)

A Companhia Energética de Brasília (CEB), juntamente a Defesa Civil, informou ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) que, nesta segunda-feira (15/02), haverá uma abertura das comportas do Lago Paranoá.  O alerta tem a finalidade de avisar a população para que fique atenta às mudanças repentinas no volume do Rio Paranoá. Pedimos para que se evite circular às margens do Rio, o que inclui a prática de pesca e banho no local.

As equipes do CBMDF se deslocaram por terra e a aeronave Resgate 4 fará o sobrevoo com a presença do técnico da CEB embarcado.

“Fomos acionados às 10h de hoje para fazer uma varredura e informar a população ribeirinha e possíveis usuários do Rio São Bartolomeu”, informou o Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, a Defesa Civil pediu que a abertura fosse adiantada para o período da manhã devido às fortes chuvas previstas para a tarde desta segunda. 

Reservatório cheio

Com as chuvas registradas nos últimos dias, o reservatório de águas do Lago Paranoá alcançou a cota de 1000,60 metros. Desta forma,  após o sobrevoo de helicóptero realizado pelo Corpo de Bombeiros, com a finalidade de controlar o volume de água represado, a CEB adotará o procedimento de abertura de comportas da Barragem do Paranoá, atendendo aos protocolos de segurança.

“Os três primeiros meses de do ano são os mais chuvosos no Distrito Federal. Com o aumento do volume de água, a equipe técnica da CEB Geração sinalizou a necessidade iminente de abertura das comportas do vertedouro da Barragem Paranoá”, explica o Diretor-Geral da CEB Geração, Eduardo Roriz. “Essa ação é necessária para que os níveis da Barragem permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas”, completa.

"Será a primeira abertura de comportas após termos investido na completa renovação do sistema de notificação sonora da Barragem", lembra o Presidente da CEB, Edison Garcia. "Todo o trabalho de preparação do sistema, desenvolvido pelas equipes da CEB Geração durante a pandemia, agora serão finalmente utilizados para alertar a população ribeirinha sobre a abertura de comportas e os riscos à jusante da barragem", diz.

O monitoramento e controle do nível do lago é uma atribuição da CEB Geração, que desde domingo (145/2) tem se preparado para a abertura de comporta, conforme procedimento operacional de controle vazão da Barragem Paranoá.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação