PANDEMIA

Covid-19: DF tem 1,3 mil novos casos em um dia, maior alta do ano

Desde 29 de janeiro, a capital não registrava números acima de mil casos em 24h. O aumento ocorre após uma semana do período carnavalesco, quando houve diversas aglomerações

Cibele Moreira
postado em 25/02/2021 14:26 / atualizado em 25/02/2021 14:37
Com constantes aglomerações, número de infectados pela covid-19 sobe no DF -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press - 12/8/20)
Com constantes aglomerações, número de infectados pela covid-19 sobe no DF - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press - 12/8/20)

Nesta quarta-feira (24/2), o Distrito Federal registrou a maior alta de casos diários de covid-19 de 2021, com 1.361 novas ocorrências da doença. Desde 29 de janeiro a capital não tinha registros de novos casos acima de mil. Na avaliação de Breno Adaid, pesquisador do Centro Universitário Iesb e doutor em administração e pós-doutor pela Universidade de Brasília (UnB) em ciência do comportamento, esse aumento pode ter grande relação com o período do carnaval. 

"As pessoas estão se aglomerando, tirando a máscara quando têm oportunidade. Estão voltando para a vida normal antes da pandemia. Esse movimento gera uma crescente no número de casos", pontua Breno. De acordo com ele, janeiro foi o mês com uma maior alta de novos infectados no DF. "Teve muita gente que viajou, se aglomerou em festas de final de ano. O que impactou para a alta", explica. 

Para o especialista, depois de quase um ano de pandemia, a tendência esperada era de queda nos casos. "Levando em consideração que quem pegou o vírus fica um tempo com a imunidade, então se temos uma grande parcelas de pessoas que tiveram a doença era para ter, depois de um ano, diminuído as notificações do vírus", ressalta. 

Breno Aidad faz uma análise rápida de comportamento para explicar o aumento de infectados. "Temos uma grande parcela de jovens que não mudaram em nada a sua rotina e se tornaram super espalhadores. Temos o grupo intermediário que está em casa, mas sai de vez em quando para ir no mercado, encontrar amigos. E temos o grupo de risco que ficou totalmente isolado. O que ocorre é uma mudança no grupo intermediária que começou a flexibilizar mais e agora, com a vacinação dos idosos, também teremos um impacto bem grande lá na frente, porque, apesar de vacinados, eles ainda podem pegar a doença — de maneira mais branda — e contaminar outras pessoas", explica Aidad. 

A média móvel de casos também subiu nos últimos 14 dias, ultrapassando os 50%. 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação