Vacinação

Idosos relatam dificuldades no acesso ao site para agendar a vacinação

Idosos relatam problema para agendar vacina contra a Covid-19. Alguns tentaram por 4 horas para conseguir marcar a vacinação

Edis Henrique Peres
Larissa Passos
postado em 26/02/2021 10:37 / atualizado em 26/02/2021 12:31
Filha e neta de Wilma Alves Cavalcante, 77 anos, levaram quatro horas para conseguir o agendamento -  (crédito: Edis Henrique Peres)
Filha e neta de Wilma Alves Cavalcante, 77 anos, levaram quatro horas para conseguir o agendamento - (crédito: Edis Henrique Peres)

Os problemas no agendamento de vacina contra a covid-19 no Distrito Federal persistem na manhã desta sexta-feira (26/2) no Distrito Federal. Na capital, tornou-se obrigatório marcar data, hora e local para receber a primeira dose ou o reforço.

Entre as dificuldades relatadas ao Correio estão, mensagens de erros e exclusão do Plano Piloto da lista de regiões administrativas. Em outros casos, quando a pessoa finalmente consegue preencher o formulário e clica em finalizar, o site reinicia o processo. Na tarde de ontem, quando começou a funcionar, a página ficou temporariamente fora do ar

Ao percorrer os postos de saúde na manhã desta sexta (26/2), a reportagem encontrou idosos que madrugaram para conseguir uma vaga no primeiro dia de vacinação para quem tem entre 76 e 78 anos. É o caso da moradora do Cruzeiro Velho, Isabel Mota Cabral, 76 anos. Após o esforço para ser imunizada logo no primeiro dia, o sentimento era de alívio. "Acordei às 4h da manhã e só conseguir depois de muitas tentativas. Mas valeu a pena", disse

Alguns dos idosos contaram com a ajuda de familiares para fazer o cadastro. Wilma Alves Calvacante, 77, recebeu ajuda da filha e da neta. "Elas ficaram das 16h às 20h até concluir o procedimento. 

Por conta da instabilidade do sistema, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) informou que os postos de vacinação vão receber doses extras para as pessoas que não conseuir agendar. Mas recomenda que as pessoas insistam, para evitar filas nas unidades. 

Irailde da Mata, 78, aposentada e moradora do Cruzeiro, chegou à unidade sem saber se seria imunizada e relatava preocupação. Contudo, a UBS 2 do Cruzeiro Velho realizou a inscrição de Irailde e até a saída da reportagem do local, Irailde aguardava na fila para ser vacinada. Na unidade de atendimento do Cruzeiro, cerca de 85 idosos aguardam a vacina contra a covid-19.

O outro lado

Informada sobre os problemas, a Secretaria de Saúde afirmou que o sistema está instável em função do grande número de acessos. Mas, apesar disso, garantiu que o modelo adotado tem dado vazão à demanda. E destacou que todas as pessoas com idade a partir de 76 anos que procurarem os postos de saúde, serão vacinadas. Mas, reforça a importância do agendamento para evitar filas e aglomerações. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Mesmo com agendamento, há filas nos postos e doses disponíveis para os idosos que não conseguiram agendar
    Mesmo com agendamento, há filas nos postos e doses disponíveis para os idosos que não conseguiram agendar Foto: Edis Henrique Peres
  • Mesmo com agendamento, há filas nos postos e doses disponíveis para os idosos que não conseguiram agendar
    Mesmo com agendamento, há filas nos postos e doses disponíveis para os idosos que não conseguiram agendar Foto: Edis Henrique Peres
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação