PANDEMIA

Secretaria de Saúde ativa mais leitos de UTI públicos para covid-19 no DF

A contratação de novos locais vem após o DF ficar com apenas um leito de UTI disponível para adultos. Medida também ativará 20 leitos do Hran

Correio Braziliense
postado em 26/02/2021 21:59 / atualizado em 26/02/2021 22:12
Hospital Regional da Asa Norte terá 20 leitos reativados -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press - 11/3/20)
Hospital Regional da Asa Norte terá 20 leitos reativados - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press - 11/3/20)

O Distrito Federal contará com mais leitos públicos de unidade de terapia intensiva (UTI). A Secretaria de Saúde do DF ampliou, na noite desta sexta-feira (26/2), a quantidade de leitos para atendimento a pacientes com covid-19. Dezesseis já estão disponíveis e outros 20 deverão ser liberados no sábado (27/2).

Segundo divulgação da pasta, dos 16 espaços liberados, sete pertencem ao Hospital Regional de Samambaia. Os outros nove são de contratação de hospitais particulares: cinco do Hospital Home e quatro do Hospital Daher, na Asa Sul e Lago Sul, respectivamente.

A Secretaria de Saúde também definiu que 20 leitos de UTI serão reativados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Há expectativa que outros 18 sejam liberados no próximo mês, também por contratação em hospitais particulares.

Mais cedo, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que o governo prevê a liberação de mais 60 leitos de UTI nos próximos dias. Conforme divulgação da Secretaria de Saúde, os locais citados pelo governador serão espaços adicionais, e se somarão ao divulgado pela secretaria.

Falta de leitos

Nesta sexta-feira (26/2), o Distrito Federal alcançou a taxa de ocupação de 98,22% dos leitos de UTI públicos. Durante a tarde, havia apenas um leito do tipo disponível para adultos. Com a gravidade do problema, o governo também definiu um lockdown, com fortes restrições no comércio. A medida passará a valer no domingo (28/2).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação