Projeto

Horta comunitária no Setor Comercial Sul é destruída pela Novacap

Funcionários da empresa alegaram que o espaço, localizado no Centro de Atenção Psicossocial, "estava sujo"

Uma horta comunitária cuidada por moradores de rua, no Setor Comercial Sul, foi destruída pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) na manhã de quarta-feira (10/2). Funcionários da empresa alegaram que o espaço, localizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) “estava sujo”.

A horta possuía árvores frutíferas, leguminosas, hortaliças e ervas medicinais. O local era mantido com a ajuda de voluntários do Coletivo Aroeira e do Instituto No Setor. O espaço recebia manutenção todas as terças-feiras.

De acordo com o Instituto No Setor, além de fornecer alimentos, a horta era utilizada na ressocialização de moradores em situação de rua. "Eles estão acabando com o alimento comunitário, além de um espaço terapêutico, de redução de danos e de criação de vínculos com os moradores. Era, inclusive, um local onde alguns deixavam de usar drogas e álcool para fazer o manejo da horta”, afirmou a organização não governamental, em nota.

Em nota, a Novacap disse ao Correio que é uma empresa executora, e “apenas cumpriu a solicitação da Polícia Militar do DF (PMDF), que pediu a remoção da horta para manter a segurança da população, já que o local estava servindo como ponto de esconderijo de armas e drogas”.

O Correio questionou a PMDF sobre o pedido feito à Novacap. Segundo a corporação, dados de inteligência e incidência criminal demonstraram que o local estava sendo utilizado para esconder drogas, facas e outros materiais para o cometimento de crimes. “Recentemente ocorreu um homicídio no local. Dessa forma, dentre outros fundamentos, a solicitação da PMDF, foi para que se evite o cometimento de crimes no local, a fim de resguardar o interesse coletivo, preservando vidas e garantindo a segurança de todos que frequentam o local”, ressalta.

No que tange à população de rua, a PMDF ressaltou que trata-se de trabalho conjunto dos órgãos do DF. “Inclui-se a Secretaria de Desenvolvimento Social, que já está fazendo o levantamento das pessoas e demandas na localidade”, pondera a instituição.

Divulgação/No Setor - O local era mantido com a ajuda de voluntários do Coletivo Aroeira e do Instituto No Setor
Ed Alves - Segundo a PMDF, dados de inteligência e incidência criminal demonstraram que o local estava sendo utilizado para esconder drogas, facas e outros materiais para o cometimento de crimes
Ed Alves - Funcionários da Novacap alegaram que o espaço, localizado no Centro de Atenção Psicossocial "estava sujo"