DESCASO

Em meio a lockdown, jovens se aglomeram em quadra de Águas Claras

Taxa de transmissão do novo coronavírus está em 1,32 nesta quinta (4/3), maior registro do ano. Médias móveis de casos e de mortes por covid-19 também alcançaram novas altas nesta quinta (4/3)

Ana Isabel Mansur
postado em 04/03/2021 20:30 / atualizado em 04/03/2021 21:27
Enquanto a taxa de transmissão do vírus ultrapassa 1,3 e o DF enfrenta lockdown, jovens se aglomeram em quadra esportiva -  (crédito: Material cedido ao Correio)
Enquanto a taxa de transmissão do vírus ultrapassa 1,3 e o DF enfrenta lockdown, jovens se aglomeram em quadra esportiva - (crédito: Material cedido ao Correio)

Em meio às medidas de restrição de funcionamento do comércio e serviços, o Correio recebeu denúncia de aglomeração na tarde desta quinta-feira (4/3). Em uma quadra poliesportiva na Avenida Araucárias, em Águas Claras, jovens sem máscaras foram flagrados amontoados — inclusive nas arquibancadas do local. Na imagem, é possível ver que ninguém estava respeitando a distância mínima de segurança.

O lockdown decretado pelo governador Ibaneis Rocha não restringe o uso de quadras e de parques. No entanto, a falta do uso de máscara pode ser punida com multa pelas autoridades sanitárias, uma vez que aumenta as chances de transmissão do vírus, que se alastra de forma descontrolada na capital federal e na maior parte do país.

No Distrito Federal, desde maio de 2020, quem for flagrado transitando em qualquer espaço e vias públicas, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços sem a utilização de máscaras de proteção pode ser multado. O valor varia entre R$ 2 mil e R$ 4 mil.

Nesta quinta (4/3), o DF registrou, mais uma vez, altas alarmantes em relação aos dados sobre a pandemia. A taxa de transmissão alcançou 1,32 e as médias móveis de mortes e de casos bateram — pela terceira vez nesta semana — o recorde de 2021. O Distrito Federal está em regime de restrição de funcionamento de comércio e serviços desde domingo (28/2) até 15 de março.

O número desta quinta significa que 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 132. O cálculo é usado para medir a reprodução da epidemia — se a taxa de transmissão for menor que 1, a epidemia tende a acabar; para valores maiores que 1, a epidemia está fora de controle e avança.

A média móvel de mortes chegou a 16,14 — aumento de 66% em relação ao valor de 18 de fevereiro, duas semanas atrás. A mediana de infectados está em 1.200,4 — 101,5% a mais do que há 14 dias. A média móvel é resultado do cálculo diário das médias de casos e mortes dos últimos sete dias. O valor é usado como critério de comparação para visualização das tendências relacionadas à pandemia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação