Calamidade pública

Covid-19: MP teme falta de oxigênio no DF e pede informações à Saúde

A Secretaria de Saúde deverá informar quais são as fornecedoras que estão atualmente contratadas e a capacidade de ampliação da oferta, por dia e por semana

Darcianne Diogo
postado em 09/03/2021 20:22 / atualizado em 09/03/2021 20:26
Objetivo é evitar colapso como o que ocorreu no Amazonas -  (crédito: Carlos Soares / SSP-AM e Erlon Rodrigues e Alailson Santos / PC-AM)
Objetivo é evitar colapso como o que ocorreu no Amazonas - (crédito: Carlos Soares / SSP-AM e Erlon Rodrigues e Alailson Santos / PC-AM)

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitou à Secretaria de Saúde (SES-DF), nesta terça-feira (9/3), informações sobre a atual demanda e o estoque de oxigênio hospitalar na capital. A requisição vem após o DF atingir taxas máximas de ocupação dos leitos nas unidades de terapia intensiva (UTIs) em vários hospitais. O órgão tem três dias para apresentar uma resposta à Corte.

Segundo o MPDFT, a SES-DF deverá informar quais são as fornecedoras que estão atualmente contratadas e a capacidade de ampliação da oferta, por dia e por semana, em virtude do aumento da demanda. O Ministério Público também quer saber se a pasta já verificou junto às empresas a capacidade de continuarem a fornecer o insumo regularmente, além de outras medidas preventivas possíveis para garantir o suprimento de oxigênio hospitalar.

O Ministério Público questiona, ainda, se o volume de oxigênio contratado será suficiente, tendo em vista o aumento do número de leitos de UTI e o funcionamento de hospitais de campanha. “Precisamos atuar preventivamente e identificar as necessidades e até os possíveis entraves, antes que seja mais difícil contornar a situação, como vimos, lamentavelmente, em Manaus”, afirma o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça José Eduardo Sabo.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde garantiu que monitora o consumo de oxigênio dentro das unidades hospitalares e está em constante contato com a empresa fornecedora, mas que não estoca oxigênio. “A pasta não possui estoque de oxigênio, pois tem contratos com as empresas White Martins Gases Industriais Ltda (Oxigênio Líquido-Tanque Criogênico) e Air Liquide Brasil Ltda (Oxigênio Cilindros) para o fornecimento, cabendo às empresas a estocagem e abastecimento”, informou.

Leitos

A taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da covid-19 na rede pública está em 93,24% no Distrito Federal. Dos 291 leitos mobilizados para atender a pacientes com a doença, 262 estão ocupados, 10 bloqueados e 19 disponíveis. Ao todo, sete hospitais públicos não têm mais vagas para esse tipo de suporte intensivo.

No Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no tratamento da doença desde o início da pandemia, há apenas um leito de UTI disponível. Os dados são do sistema InfoSaúde, do GDF, divulgados ao 12h desta terça-feira (9/3).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação