Furto

Disfarçados de funcionários da CEB, homens furtam cabos de energia na Asa Norte

Para não chamar a atenção da população, os criminosos usavam camisa azul, calça cinza, galochas, luvas, além de um capacete laranja. Nas mãos, uma caixa de ferramentas e, por cima do carro, era colocada uma escada

Darcianne Diogo
postado em 11/03/2021 23:10 / atualizado em 12/03/2021 10:41
Dupla foi flagrada furtando cabos de energia na 105 Norte. Na imagem, eles aparecem usando roupas semelhantes à dos operários -  (crédito: Reprodução)
Dupla foi flagrada furtando cabos de energia na 105 Norte. Na imagem, eles aparecem usando roupas semelhantes à dos operários - (crédito: Reprodução)

Moradores da 112 Norte acionaram a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na tarde desta quinta-feira (11/3), após desconfiarem de dois homens mexendo em uma subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB). Os suspeitos, de 34 e 35 anos, usavam fardas de operário para furtar cabos de energia, de modo a evitar chamar a atenção dos vizinhos. Os dois foram presos em flagrante e encaminhados à 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), unidade que investiga o caso.

A PMDF informou que um dos homens chegou a entrar no bueiro para retirar os fios. Após serem abordados, a dupla afirmou que trabalhava para uma empresa, mas não deu o nome, nem o contato ou endereço. Segundo o delegado-chefe da 2ª DP, João Guilherme, as investigações só avançaram por meio da identificação dos veículos utilizados pelos criminosos. “Com a investigação, conseguimos provar que os autores estavam com a mesma vestimenta nos furtos anteriores, na tentativa de ludibriar a comunidade, para que pensassem que eles eram funcionários da CEB”, detalhou.

A dupla também é suspeita de cometer o mesmo crime nesta quarta-feira (10/3), na 105 Norte. Fotos mostram o momento da ação dos homens. Para não chamar a atenção da população, eles usavam camisa azul, calça cinza, galochas, luvas, além de um capacete laranja. Nas mãos, uma caixa de ferramentas e, por cima do carro, era colocada uma escada.

De acordo com o delegado João Guilherme, as investigações continuam no sentido de apurar há quanto tempo a dupla vem agindo no DF. "Pelo modo de atuação dos autores, evidentemente eles vinham atuando há um tempo, porque há todo um planejamento, vestimentas, capacetes, carros de apoio. Isso tudo sinaliza para uma associação", afirmou. Presos, os dois responderão por furto e podem pegar até oito anos de prisão.

Procurada pela reportagem, a CEB Distribuição informou que, em 2020, realizou a reposição de 27,8 mil metros cabos, a um custo aproximado de R$ 1 milhão em materiais. Disse, ainda, que o principal prejudicado com as ações criminosas é o consumidor, que sofre impactos como interrupções no fornecimento de energia. "A empresa, sob gestão da Neoenergia, está avaliando medidas preventivas para inibir as ocorrências. A CEB-D reforça que os profissionais da empresa sempre utilizam uniforme e veículos com a devida identificação da Companhia."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A dupla mantinha caixa de ferramentas e escadas
    A dupla mantinha caixa de ferramentas e escadas Foto: Reprodução
  • Homens usavam roupas de operários para despistar a atenção da população
    Homens usavam roupas de operários para despistar a atenção da população Foto: Reprodução
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação