saúde

308 pacientes aguardam por um leito de UTI no DF; ocupação passa de 95%

Segundo a Secretaria de Saúde, há 239 pessoas na fila de espera com suspeita ou confirmação da covid-19. A capital tem ocupação total de 95,57% dos leitos de unidades de terapia intensiva na rede pública

Larissa Passos
postado em 16/03/2021 11:13
 (crédito: Breno Esaki/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Esaki/CB/D.A Press)

O Distrito Federal tem 308 pacientes aguardando na fila de espera por um leito nas unidades de terapia intensiva (UTI), na manhã desta terça-feira (16/3). De acordo com informações da Secretaria de Saúde, desse total, há 239 pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19.

Nesta terça, por volta das 10h10, a taxa de ocupação de leitos de UTI adultos para o novo coronavírus era de 97,67%. Já na ocupação total, o DF registrou 95,57%. Ao todo, a capital tem 389 vagas reservadas para pacientes com covid-19. Destas, 345 estavam ocupadas, 16 vagas e 28 aguardando a liberação, segundo dados da pasta.

Nos hospitais da rede privada da capital, a situação é semelhante. Dos 378 leitos reservados para pessoas contaminadas pelo vírus, 372 estavam ocupados, cinco vagos e uma bloqueada. A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto é de 98,93% e pediátrico, de 50% da capacidade.

Na segunda-feira (15/3), durante coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, informou que a rede pública hospitalar do Distrito Federal deve receber mais 60 leitos de UTI para tratamento de pacientes com covid-19, durante esta semana. “Teremos mais 10 no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), 20 no Hospital de Base (HBDF), e estamos estudando mais 30 no Hospital Regional do Gama (HRG). Além desses, da rede pública, temos a contratação de 28 leitos da rede privada, vindos de três hospitais: Hospital Home, Hospital Daher e Hospital Ana Nery”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação