PREOCUPAÇÃO

Covid-19: 96% das UTIs do DF para a doença estão ocupadas

Dos 19 hospitais com camas de tratamento intensivo separadas para a doença, oito não têm nenhuma disponível e outros oito estão acima de 80% ocupados. Há 380 pacientes na lista de espera ; 285 deles com suspeita ou confirmação de covid-19

Ana Isabel Mansur
postado em 21/03/2021 13:09 / atualizado em 21/03/2021 19:17
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press )
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press )

A última atualização da ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para covid-19 no Distrito Federal, feita às 10h deste domingo (21/3) pela Secretaria de Saúde (SES-DF), aponta que 96,05% das camas estão tomadas.

Até 12h deste domingo (21/3), havia 380 pacientes no DF aguardando um leito de UTI. Desses, 285 (75%) são casos suspeitos ou confirmados de covid-19. 

No DF, são 19 hospitais com leitos de UTI separados para a doença. São três de campanha — da Polícia Militar, de Ceilândia e de Santa Maria — e nove hospitais regionais da rede pública, além do Hospital de Base e do Hospital da Criança.

Há também leitos de UTI para covid-19 em cinco hospitais. A SES contratou camas em quatro hospitais particulares e no Hospital Universitário de Brasília (HUB), ligado ao Ministério da Educação (MEC).


O músico Jefferson Lemos, 25 anos, é um dos que vivem o drama de lutar por um leito de UTI para a família. O pai dele, de 51 anos, está na lista de espera do Hospital Regional da Ceilândia (HRC), desde o dia 13 de março, com sintomas graves da doença. Em poucos dias o estado do homem ficou ainda mais crítico e o quadro atual é extremamente delicado. “O secretário está sabendo do caso do meu pai. Ele precisa muito dessa vaga. É caso de vida ou morte. Nem nos hospitais particulares há vagas. Ele está intubado há quatro dias, em estado muito grave”, conta Jefferson.

Segundo a família, ele está tomando medicação forte e o rim não está funcionando bem também. Ele necessita de um leito com apoio para hemodiálise. “Entrei com uma liminar, mas o juiz plantonista não quis dar deferimento total, não sei por quê. Deu deferimento apenas parcial e passou para o juiz titular”, relata o músico sobre o desespero da família.

Ocupação por unidade

Oito hospitais estão 100% ocupados neste domingo (21/3) e cinco estão com até 10% de camas disponíveis. Três unidades estão mais de 80% tomadas e apenas três estão com a capacidade dos leitos de UTI em 50%.

Neste sábado (20/3), a Secretaria de Saúde anunciou que a vacinação de idosos com 69 anos ou mais começará às 13h desta segunda-feira (22/3). Desde quinta (18/3), o DF está vacinando pessoas acima de 72 anos.

Na segunda-feira (22/3), também começarão a ser imunizados novos grupos de profissionais de saúde, como aqueles em consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias, funerárias e no Instituto Médico Legal (IML).

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação