MEIO AMBIENTE

Brigadistas fazem queima controlada no Parque Nacional de Brasília

O procedimento ajuda na conservação ambiental do parque, evitando incêndios, e até na diminuição da emissão de dióxido de carbono (CO2)

Correio Braziliense
postado em 29/03/2021 20:55
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)

Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) cumpriram ações de queimas controladas dentro do Parque Nacional de Brasília, no último sábado (27/3). As medidas buscam prevenir a ocorrência e os riscos de incêndios florestais de grandes proporções em áreas de preservação ambiental.

A técnica é econômica e colabora na conservação ambiental e na diminuição da emissão de dióxido de carbono (CO2). As queimadas controladas consomem apenas as superfícies das áreas, sem prejuízos significativos para as raízes das plantas. Assim, esse uso do fogo diminui os materiais que podem gerar um grande incêndio. Em biomas como o cerrado, a vegetação dominante pode abafar outras espécies. Dessa forma, a queima controlada colabora com o aumento da biodiversidade local.

No Distrito Federal, agosto e setembro são considerados os meses críticos de incêndios em vegetação, mas os alertas já começam em julho. O ICMBio também adota outras medidas, como a capacitação e contratação de brigadistas e a conscientização das comunidades locais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação