MONITORAMENTO

Detran fiscalizará vias do Aeroporto de Brasília por vídeo e poderá aplicar multas

Parceira com administradora do terminal aéreo permitirá que agentes da autarquia acompanhem ações no tráfego, como parada ou estacionamento irregular, além de embarque ou desembarque por tempo além do necessário

Correio Braziliense
postado em 30/03/2021 00:26 / atualizado em 30/03/2021 00:27
Centro de controle dará aos agentes acesso às imagens do trânsito na região em tempo real -
Centro de controle dará aos agentes acesso às imagens do trânsito na região em tempo real -

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai monitorar, a partir de 5 de abril, a circulação de veículos nas vias do Aeroporto Internacional de Brasília com um novo sistema de câmeras de vigilância. O equipamento permitirá que agentes façam a fiscalização do tráfego de maneira remota.

O videomonitoramento visa organizar o trânsito e proporcionar mais fluidez nas vias da região. Para isso, a autarquia implantou um centro de controle onde os agentes terão acesso às imagens do trânsito em tempo real. Com ajuda das câmeras, a equipe poderá aplicar multas por irregularidades, como em caso de estacionamento irregular ou parada além do tempo necessário para embarque e desembarque.

Como a legislação de trânsito não define limite de tempo para esse tipo de parada, os agentes vão acompanhar a duração da ação, autuando o motorista quando não for verificado embarque ou desembarque de passageiros.

Parceria

As câmeras foram compradas pela Inframérica, concessionária que administra o Aeroporto de Brasília. A iniciativa considera a necessidade de reforçar a segurança no trânsito, por se tratar de um terminal internacional com base aérea militar. Por meio da parceria entre a empresa e o Detran-DF, o acesso ao sistema foi cedido à autarquia para a fiscalização em modo remoto.

Levantamento de 2019, feito por consultoria, revelou que, aproximadamente, 1,5 milhão de veículos circulam pelo aeroporto, por ano, segundo o Detran-DF. Os números incluem carros de passeio, táxis, veículos de transporte por aplicativos, ônibus e motos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação