BANCADA DO DF

Leila Barros é escolhida para assumir Procuradoria Especial da Mulher no Senado

Seleção do nome da parlamentar partiu da bancada feminina da Casa. Indicação ainda precisa ser referendada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

A senadora pelo Distrito Federal Leila Barros (PSB) foi eleita, nesta terça-feira (30/3), para ocupar a função de procuradora especial da mulher no Senado Federal. A escolha partiu da bancada feminina da Casa.

A parlamentar assumirá o cargo assim que a decisão passar pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Leila substituirá a senadora Rose de Freitas (MDB-ES), que está no comando do colegiado desde 2019.

A permanência no cargo vale por dois anos. A função envolve, principalmente, discutir pautas de interesse das mulheres em diferentes áreas, como saúde, bem-estar, justiça, trabalho, participação política e combate à violência.

A Procuradoria Especial da Mulher também recebe e acompanha denúncias de violações aos direitos humanos contra as mulheres. Criado em 2013, o grupo visa inserir o Senado de maneira mais efetiva no debate sobre questões de gênero.

O colegiado também se mobiliza em relação às pautas femininas, assim como na produção de artigos, pesquisas e livros sobre a inserção da mulher na política.