Covid-19

Vacinação de profissionais de segurança e idosos com 66 anos começa sábado

A ampliação se deve graças à chegada das 100 mil doses da vacina CoronaVac e 16 mil da vacina Oxford/AstraZeneca. Apesar disso, a Secretaria de Saúde afirmou que boa parte do quantitativo será utilizado para a aplicação da segunda dose para quem já havia recebido os imunizante

Darcianne Diogo
postado em 01/04/2021 18:50 / atualizado em 01/04/2021 19:04
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Após reunião entre integrantes do Comitê de Operacionalização da Vacinação no DF, a Secretaria de Saúde (SES-DF) confirmou, na tarde desta quinta-feira (1º/4), que dará início à vacinação aos idosos com 66 anos e aos profissionais das forças de segurança neste sábado (3/4). A ampliação se deve graças à chegada das 100 mil doses da vacina CoronaVac e 16 mil da vacina Oxford/AstraZeneca.

Apesar disso, a pasta afirmou que boa parte do quantitativo será utilizado para a aplicação da segunda dose para quem já havia recebido os imunizantes. Segundo a SES-DF, serão destinados aos profissionais das forças de segurança apenas 2.237 doses, o que inclui os policiais militares, civis, federais, agentes do Departamento de Trânsito (Detran), bombeiros e forças que apoiam o decreto das medidas restritivas do GDF. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) enviou à Secretaria de Saúde os nomes e CPFs dos profissionais que serão contemplados neste primeiro momento. A Polícia Federal também enviará os dados. 

No entanto, esse quantitativo de doses que serão destinadas inicialmente aos profissionais das forças é muito abaixo do necessário. Levantamento obtido pelo Correio mostra que há 22.873 servidores nessa área que devem receber o imunizante, incluindo os policiais penais, o que seria necessário mais de 45 mil doses para vacinar a todos. Vale ressaltar que os dados não incluem os policiais federais.

Em nota oficial enviada ao Correio em 24 de março, a SSP-DF informou que coordenará, junto às forças de segurança, um plano de vacinação baseado nas necessidades de cada corporação. A pasta comunicou, ainda, que seguirá cronograma pré-estabelecido pela Secretaria de Saúde, de acordo com a quantidade de doses disponíveis.

A Polícia Civil definiu os grupos que terão prioridade. Os primeiros serão os profissionais da linha de frente, como os que têm atendido nas delegacias do DF. Na sequência, estão os servidores do Instituto de Medicina Legal (IML), policiais de mais idade e os que tenham comorbidades.

Para os idosos com 66 anos, serão destinadas 1.111 doses. Segundo a SES-DF, o público dessa faixa etária é estimado em 18.6541 pessoas.

A reportagem questionou a SSP-DF se há alguma prioridade em relação aos profissionais das forças que serão vacinados e aguarda retorno. 

Locais

O período da imunização para esses públicos será das 9h às 15h de sábado e ocorrerá em três pontos de drive-thru: no Parque da Cidade, estacionamento 13; Iguatemi Shopping, no Lago Norte; e Faculdade Unieuro, em Águas Claras. A pasta afirmou, ainda, que não haverá vacinação nesta sexta-feira (2/4) e domingo (4/3). Aqueles que têm a segunda dose agendada deverão procurar os pontos de vacinação neste sábado (3/3).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação