Covid-19

Em Águas Claras, vacinação de idosos com 66 anos tem fila até na contramão

De acordo com o Detran, a demanda é alta com veículos enfileirados da Unieuro até a Caesb. São cerca de 700 carros

Vicente Nunes
Adriana Bernardes
Larissa Passos
postado em 03/04/2021 10:17 / atualizado em 03/04/2021 14:22
 (crédito: Vicente Nunes/CB D A Press)
(crédito: Vicente Nunes/CB D A Press)

Em Águas Claras, a vacinação de idosos com 66 anos é no drive-thru da Unieuro. A fila de veículos começa na Estrada Parque Taguatinga, toma toda a Rua 37 e avança na contramão pela Rua 36. Apesar da grande quantidade de carros, a fila anda rápido. Para atender a demanda, a Secretaria de Saúde ampliou o horário de atendimento para até às 17h. 

De acordo com o Detran,os veículos estão enfileirados da Unieuro até a Caesb. Eram cerca de 700 carros por volta das 10h da manhã. As avenidas Parque de Águas Claras, Flamboyant estão com as faixas da direita interditadas. E na Rua 36, o fluxo é pela contramão.

Moradoras de Águas Claras, Rosimeire Lopes Batista, 66 anos, chegou às 4h da manhã. A amiga dela, Maria Helena Tavares, 65, dormiu na fila na esperança de também conseguir se imunizar, mesmo não tendo completado os 66. “Cheguei às 21 e guardei lugar para ela. Achei que também ia conseguir a dose que sobrasse aí. Mas descobri que tem que ter a idade completa”, conta Maria Helena em tom de lamento.

Receber a primeira dose do imunizante traz um pouco de tranquilidade, especialmente para quem viu a covid-19 matar gente querida, como é o caso de Rosimeire. “Eu tomo todas as vacinas que aparecem, então pra mim é normal”.

A demanda também era alta no drive-thru do Parque da Cidade. O Detran-DF chegou a registrar aproximadamente 600 veículos e fila de 2,3km assim que o posto de vacinação foi aberto. A faixa da direita da Avenida Contorno estava obstruída no sentido horário. Além disso, veículos entram em alguns estacionamentos e fazem o caracol.

No Iguatemi não é diferente. Segundo o Detran-DF, havia ao menos 600 veículos no local, com uma das faixas obstruída pela fila de carros.

Mais doses da vacina 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal conseguiu mais 2,4 mil doses extras de vacina para imunizar os idosos com 66 anos neste sábado (3/4). Portanto, um total de 3,6 mil pessoas nesta faixa etária serão vacinadas na capital ainda hoje. O aumento foi possível devido ao remanejamento de vacinas que estavam em hospitais e ainda não tinham sido utilizadas para o público dos profissionais de saúde.

“A Secretaria de Saúde fez um esforço e conseguiu triplicar o número de doses ofertadas para aplicação da D1. Pegamos todas as vacinas dos hospitais que ainda não tinham sido utilizadas e com isso, disponibilizamos 1.200 doses em cada um dos três drive-thrus, totalizando 3.600 doses”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Ele ressalta que quem tomar a D1 tem a segunda dose (D2) garantida e que a Secretaria de Saúde depende agora do envio de mais doses pelo Ministério da Saúde para dar continuidade na vacinação dos idosos a partir de 66 anos.

Valero explica ainda que, os drive-thrus vão funcionar até às 17h e que a partir das 14h será feito um redimensionamento da fila de acordo com a quantidade de doses que ainda restarem.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Drive-thru de vacinação contra a covid-19 na faculdade Unieuro, em Águas Claras
    Drive-thru de vacinação contra a covid-19 na faculdade Unieuro, em Águas Claras Foto: Minervino Junior/CB D.A Press
  • Profissional da saúde com a dose da vacina contra a covid-19
    Profissional da saúde com a dose da vacina contra a covid-19 Foto: Minervino Junior/CB D.A Press
  • Carros na fila de espera da vacinação contra a covid-19, em Águas Claras
    Carros na fila de espera da vacinação contra a covid-19, em Águas Claras Foto: Minervino Junior/CB D.A Press
  • Idoso sendo vacinado contra a covid-19, em Águas Claras
    Idoso sendo vacinado contra a covid-19, em Águas Claras Foto: Minervino Junior/CB D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação